quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Só mais uma lista de livros

Hoje resolvi me contradizer e falar um pouco sobre o que eu ando lendo. Selecionei para essa lista dez livros e/ou séries literárias que eu li ultimamente e que mais me chamaram a atenção e que valem um comentário. Não é uma lista de livros lançados recentemente, por isso inclui desde clássicos a livros mais atuais. Alguns dos livros eu já fiz resenhas outros ainda vou fazer, mas resolvi adiantar alguma coisa.



A História Sem Fim – Michael Ende: Um livro muito, muito interessante. Sinceramente tenho medo de resenha-lo. É que o livro tem um estória encantadora e envolvente, uma criatividade infinita, mas com pontos altos e baixos. E é bem diferente daquele filme antigo que eu costumava ver na Seção da Tarde. No geral vale muito ler. Você percebe quantos filmes e livros beberam dessa fonte. Já resenhei Momo e o Senhor do Tempo também do Ende.

Marcada – P. C. Cast e Kristin Cast: Na onda de livros de vampiro que estava rolando por ai resolvi me arriscar com essa obra. O livro não foi nenhum grande achado, mas eu gostei de algumas coisas. Eu li a tradução em português e tem muitas coisas que ficaram estranhas, mas já ouvi algumas pessoas dizendo que o original em inglês é bem melhor.

Percy Jackson e os olimpianos – Rick Riordan: Uma série que eu comecei no ano passado e ainda estou por concluir. Já li os quatro primeiros livros (O Ladrão de Raios, O Mar de Monstros, A Maldição do Titã, A Batalha do Labirinto) sendo que falta o último (O Último Olimpiano). É uma série legal, tem uma estória boa e é bem humorada, mas não consigo deixar de notar as extensas semelhanças com Harry Potter. E eu nem estou falando das coisas mais obvias, como um trios de protagonistas (um garoto corajoso, a garota superinteligente e o garoto engraçado), profecia, vilão tentando recuperar o corpo, etc. Falo de todas as mensagens de amizade e coragem, os conflitos pessoais, problemas com parentes (no caso do Percy o padrasto). Coisas com que o leitor se identifica fácil. Já cheguei a pensar ser uma cópia por encomenda de Harry Potter. Mas isso não tira o mérito da série e eu ainda me divirto muito com os livros.


O Pequeno Príncipe – Antonie de Saint-Exupery: Não tinha lido esse livro na infância então resolvi tirar o atraso. Embora seja um livro aparentemente infantil só um adulto poderá aprecia-lo plenamente. São lições que tocam fundo o coração e faz jus a toda sua fama.

Histórias extraordinárias – Edgar Alan Poe (traduzido e adaptado por Clarice Lispector): Um livro de contos do grande mestre do terror. Como é se se esperar de um livro de contos, esse vai de contos absolutamente incríveis aos bons e claro aos ruins. O gato preto, A máscara da morte rubra, A queda da Casa de Usher estão merecidamente entre os mais famosos. Indispensável.

Diários do Vampiro – L. J. Smith: Essa série não é nova, mas só veio recentemente para o Brasil impulsionada pela onda vampira. Só li o primeiro livro até agora e, sinceramente, não me impressionei. Já vi bastante gente dizendo que a série de TV é bem melhor, o que é o contrário do que costuma acontecer com as transições de mídia. Mas pretendo dar uma nova chance para a série e ler os próximos livros.

O Livro do Cemitério – Neil Gaiman: Já fiz resenha desse e deixei bem claro o quanto gostei do livro. É Neil Gaiman. O que mais eu posso dizer?


O Iluminado – Stephen King: Vibrante. Poucos livros conseguiram me dar medo e esse foi um deles. Primeiro ele é devagar, está te seduzindo. Depois suspense, está te amarrando sem que você perceba. Finalmente a bomba explode na sua cara e é impossível largar de tão eletrizante. Um dos melhores livros de terror que já li. Ele também tem resenha.

As Crônicas Marcianas – Ray Bradbury: Ficção Científica das boas. Com seus contos que acompanham a colonização de marte pelo homem Bradbury nos faz refletir sobre a natureza humana e o seu potencial de destruição diante do que não entende. Meio ecológico, meio filosófico, meio melancólico, meio visionário, meio catastrófico. Pelo visto vão fazer um filme baseado nesse livro. Só espero que Hollywood não estraguem mais esse.

Dragões de Éter – Raphael Draccon: Agradável surpresa na literatura nacional. Uma série que une os clássicos contos de fadas com muitas referencias a cultura pop. Ela é dessas leituras em que as páginas vão passando tão rápido que você nem percebe. Já li os dois primeiros livros (Caçadores de Bruxas e Corações de Neve) e estou concluindo o terceiro (Círculos de Chuva).

0 comentários:

Postar um comentário