segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Encontre o Mundo de Percy Jackson

Onde: na Terra
Quando: no presente

Percy Jackson e o Ladrao de Raios Fatasia BR

Nos livros da série Percy Jackson e os Olimpianos o mundo mortal e o mundo dos deuses são um só. O mundo dos deuses está tão intimamente ligado ao nosso que muitas das pessoas e lugares que vemos no cotidiano são na verdade mágicos. O que impede que vejamos tais coisas é algo chamado a Névoa. Quando indagado por Percy sobre a Névoa Quíron responde.

“- Sim. Leia a Ilíada. está cheia de referência a isso. Sempre que elementos divinos ou monstruosos se misturam com o mundo mortal, eles geram a Névoa, que tolda a visão dos seres humanos. Você verá as coisas exatamente como são, sendo um meio-sangue, mas o seres humanos interpretarão tudo de modo muito diferente. É realmente incrível até que ponto os seres humanos podem ir para adaptar as situações à sua concepção de realidade.”

O Ladrão de Raios

Mas ha humanos especiais que conseguem enxergar por trás da nevoa, como é o caso da própria mãe do Percy.

Embora o mundo mortal e o divino sejam apenas um, há lugares em que só deuses, meios-sangues e criaturas mágicas (ou humanos acompanhados de algum desses) conseguem entrar. A maioria desses locais está na verdade oculta em lugares comuns, como o Monte Olimpo que fica no 600º andar do Edifício Empire State em Nova York.

Todos esses lugares, embora estivessem originalmente na Grécia, foram levados para os Estados Unidos acompanhando a civilização ocidental. Quiron também explica a Percy:

“- Morreram? Não. O Ocidente morreu? Os deuses simplesmente se mudaram, para a Alemanha, para a França, para a Espanha, por algum tempo. Aonde quer que a chama brilhasse mais, lá estavam os deuses. Eles passaram vários séculos na Inglaterra. Tudo o que você  precisa é olhar para a arquitetura. As pessoas não esquecem os deuses. Em todos os lugares onde reinaram, nos últimos três mil anos, você pode vê-los em pinturas, em estátuas, nos prédios mais importante. E sim, Percy, é claro que agora eles estão nos seus Estados Unidos. Olhe para o símbolo do país, a águia de Zeus. Olhe para a estátua de Prometeu no Rockfeller Center, para as fachadas do edifícios governamentais em Washington. Eu o desafio a encontrar cidade americana onde o olimpianos não estejam proeminentemente expostos em vários locais. Goste ou não – e acredite, uma porção de gente não gosta muito de Roma também –, os Estados Unidos são agora o coração da chama. São a grande potência do Ocidente. E, portanto, o Olimpo é aqui. E nós estamos aqui.”

O Ladrão de Raios

0 comentários:

Postar um comentário