segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Os Videntes, de Libba Bray


Dons sobrenaturais, assassinatos macabros, personagens incríveis e Nova York nos anos 20. Tudo isso e muito mais compõe a trama instigante e deliciosa criada pela escritora Libba Bray nesse livro que entrou para a lista dos meus livros prediletos.

Os videntes foi uma grata surpresa pra mim que não esperava tanto desse livro. Eu tinha lido sobre ele a muito tempo atrás e cheguei até a esquece-lo, então do nada ele surgiu na minha frente numa livraria qualquer e tive que aproveitar a oportunidade. Passei essa obra na frente de muitas outras que estão esperando ansiosamente que eu as leia, mas não me arrependi nem um pouco disso, afinal de contas eu fui sugado do meu tempo e cai nos anos 20 em plena Nova York, cidade dos contrabandos, dos bares ilegais, dos cinemas espetaculares e da diversão sem limites numa época onde a diversão era  muito mais valorizada do que nos dias atuais. Adoro livros que me fazem sair do lugar onde eu estou e esse com certeza tem essa capacidade. Libba Bray escreve brilhantemente bem. Foi meu primeiro livro da autora mas o bastante pra me tornar um fã.

A principio eu pensei que a história iria girar em torno de uma personagem apenas, pois os primeiros capítulos são voltados para a vida da jovem Evie O'Neil que foi exilada da sua cidade natal por não se comportar conforme mandava o figurino e acabou sendo mandada para Nova York onde iria passar a morar com o seu excêntrico e misterioso tio Will, mas no decorrer dos capítulos, vamos sendo apresentados a personagens chaves para toda a historia e todos eles incluindo Evie tem algo em comum: dons especiais dos quais eles não gostam muito de falar. Com isso vamos descobrindo bem aos poucos sobre os dons e sobre o passado de cada um. No meio de todas essas histórias uma serie de assassinatos macabros com uma pitada de simbolismo antigo e rituais maléficos começam a acontecer na cidade e como o tio de Evie é um grande estudioso do sobrenatural a policia local pede seu auxilio nesse caso que parece ser impossível de solucionar.

Evie é uma mulher a frente do seu tempo, moderna e bem divertida, sempre esta atrás de diversão e experiencias novas, quando a policia chama seu tio para ajudar no misterioso caso ela não perde tempo em ir atrás deles apenas para poder contar para o povo atrasado e antiquado da sua cidade como ela esta levando uma vida muito mais animada em Nova York, mas essa sua decisão acaba se mostrando bem perigosa quando acidentalmente ela usa o seu misterioso dom na cena do crime. Ela acaba se tornando a pessoa que tem mais pistas do assassinato e não sabe como lidar com isso.

Todos os dons parecem estar conectados de alguma forma, mesmo que sejam bem distintos uns dos outros, cada um desses personagens parece estar conectado por essa linhagem sobrenatural. Entre vislumbrar o passado apenas tocando objetos e curar doenças apenas com o toque das mãos, essas pessoas que tentam levar uma vida comum sempre acabam por se envolver em histórias perigosas. Não tem como escolher apenas um desses personagens como o predileto, é claro que Evie é a que mais chama a atenção mas os outros não ficam de lado, cada um tem uma personalidade incrível que fisga o leitor de uma forma única.

Esse livro faz parte de uma serie de livros intitulada Dinivers e não há ainda uma previsão sobre o lançamento da sua sequência aqui no Brasil. Sei que no meio de tantas series iniciadas surge aquele receio de começar mais uma, mas esse livro é tão bom que vale a pena.

Os direitos de adaptação do livro já foram comprados pela Paramount. Só me resta esperar que seja uma adaptação digna dessa história incrível e surpreendente.

Titulo: Os Videntes
Titulo original: The Diviners
Autor: Libba Bray
Ano: 2012
Páginas: 567p.
Editora: Id
Tradução: Mariana Zambon


2 comentários:

Ótima resenha Eder, parabens! Me deixou com vontade de ler porém, ultimamente estou evitando iniciar novas séries, estou mal conseguindo terminar as que iniciei. Quem sabe um dia leio esse quando tiver mais tempo? Abraços!

Alysson fico feliz que tenha gostado da resenha, esse livro vale muito a pena mesmo, se um dia vc animar embarcar em mais uma serie, embarque nessa! Abração!

Postar um comentário