sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

O Mundo dos Pequeninos [Filme]

O Mundo dos Pequeninos {Fantasia BR}

Cada vez mais eu fico encantado com as obras do Studio Ghibli. Depois de ver o premiado A Viagem de Chiriro e o ótimo O Castelo Animado tenho garimpado por produções mais antigas do estúdio e não tenho me decepcionado. Mas minha mais recente descoberta foi um filme relativamente recente, o filme O Mundo dos Pequeninos é de 2010 mas só chegou ao Brasil em 2012 e direto em DVD.

O filme na maior parte do tempo mostra o ponto de vista dos pequenos coletores. Eles são seres parecidos com os humanos só que com apenas alguns centímetros de tamanho e que vivem de recolher coisas dos humanos em pequenas quantidades para que não sejam notados. Devido a natureza perigosa dos humanos se um coletor for visto eles precisam se mudar.

O Mundo dos Pequeninos - Arrietty e Sho {Fantasia BR}

Arrietty é uma pequenina de 14 anos que vive com o pai e a mãe sob o assoalho de uma casa humana. Eles desconfiam que sejam os últimos coletores ainda vivos e tomam muito cuidado para não serem pegos pelos humanos e terem o mesmo fim dos outros da sua espécie.

A tranquilidade da família acaba quando Sho, um garoto doente que acabou de mudar-se para a casa, flagra Arrietty em sua primeira coleta com o pai. Uma amizade vai surgindo aos poucos apesar da relutância de Arrietty que teme o perigo que isso pode trazer para sua família. Mas é só quando a empregada da casa decide capturar de qualquer forma os coletores, é que o perigo real chega.

O Mundo dos Pequeninos - Pais de Arrietty {Fantasia BR}

Achei bem interessante como eles se preocuparam em muitos momentos em mostrar os humanos sob a perspectiva dos coletores (como gigantes e ameaçadores) e como os coletores não vivem só de fabricações humanas que adquirem novas funções pelo seu tamanho. Eles também fabricam seus próprios utensílios.

Na maior parte do tempo o filme é bem calmo. Ele vai nos apresentado os personagens pelos seus cotidianos e até a reação dos humanos à presença dos pequenos seres é de nenhuma surpresa, já que existiam histórias sobre a existências deles no local.

Todo o filme despertou em mim uma memória de minha infância. Eu sempre adorei tudo que estivesse relacionado a seres pequeninos e se tivesse visto esse filme na infância com certeza teria se tornado um dos meus preferidos.

the-borrower-arrietty-still05

A trilha sonora completa os belos cenários nos fazendo entrar de vez no clima fantástico a obra. O final, apesar de não ser o que provavelmente a maioria espera, achei bastante pertinente e segue a lógica da mitologia criada para o mundo dos pequeninos. Além disso encerra a história e deixa um campo bem amplo para ser explorado nas continuações, se existirem.

O filme é baseado no livro Os Pequenos Borrowers (The Borrowes, 1952), de Mary Norton, que é o primeiro livro de uma série de cinco. Não sei se farão os filmes dos outros livros, mas com certeza seria uma boa pedia. Essa série já teve outras adaptações para as telas, uma delas inclusive com o ator Tom Felton.

O Mundo dos Pequeninos - Japão {Fantasia BR}

2 comentários:

Caramba, eu adoro o estúdio Ghibli! Ainda não vi esse filme mas com certeza vou atrás pra dar uma conferida.

A qualidade dos filmes do estúdio do eterno Hayao Miyazaki é indiscutível. Essa é mais uma obra prima do cinema de animação japonesa.
Ótimo texto!

Postar um comentário