domingo, 14 de outubro de 2012

Abraham Lincolm: Caçador de vampiros, de Seth Grahame – Smith

clip_image002

O que me chamou atenção nesse livro primeiramente foi à capa (que nem é tão bonita assim) e depois a premissa do livro de juntar vampiros e Abraham Lincoln na mesma historia.

Eu particularmente sempre me interessei pela trajetória desse presidente então quando vi um livro que contaria a historia dele minha animação foi total, mas daí estava escrito abaixo do nome Abraham Lincoln o titulo ‘’Caçador de vampiros’’ e o receio tomou conta de mim. Será que isso deu certo? Será que esse não seria apenas mais um livro de vampiros? Eu paguei pra ver e não me arrependi. O livro conta toda a trajetória da vida do 16° presidente dos EUA, mostrando acontecimentos verídicos da historia misturados com relatos muito criativos sobre as suas caçadas secretas.

Desde criança a vida de Abe (ele é chamado assim na maior parte do livro) é amaldiçoada com a presença desses seres malignos que não medem esforços para conseguir alimento e poder. Motivado por um ódio nutrido ao longo dos anos por esses seres, Abe parte rumo a uma vingança desenfreada e sem preparação nenhuma contra inimigos que ele não conhece direito, e por ironia do destino acaba conhecendo nada mais nada menos que um vampiro disposto a treiná-lo e ajudá-lo a destruir os seus iguais. E a historia vai seguindo assim, com Abe levando sua vida aparentemente normal de dia e caçando a noite, seguindo as dicas que seu aliado inesperado lhe envia regularmente. O ritmo é perfeito, você não fica entediado em nenhum momento da leitura e fica ávido por saber mais sobre o Abe e mais sobre os vampiros.

clip_image003A característica mais forte da escrita do autor, Seth Grahame-Smith, é a sua habilidade de juntar o real com o imaginário tornando aquilo muito convincente. Por diversas vezes eu me pegava imaginando se realmente não existiam vampiros e se eles não estariam convivendo com a humanidade disfarçadamente e arranjando uma forma obscura de sobreviver e se alimentar.

O sucesso mundial do livro foi tanto que resolveram adapta-lo para o cinema e recentemente o filme que tem o mesmo nome que o livro foi lançado.

Eu assisti e fiquei muito decepcionado com o resultado, esperava algo um pouco mais fiel e menos exagerado, mas esse é o grande problema de ir ao cinema ver uma adaptação de algum livro, criamos muita expectativa em cima da coisa toda. Mas não posso desmerecer o trabalho de ninguém, pois é um filme que atraiu e conquistou muitas pessoas que não tiveram a oportunidade ou não quiseram ler a obra.

Título: Abraham Lincoln: Caçador de vampiros

Título original: Abraham Lincoln: Vampire Hunter, 2010       
Autor: Seth Grahame - Smith

Ano: 2010

Páginas: 336 p.

Editora: Intrínseca

Tradução: Alexandre Barbosa de Souza

6 comentários:

Na verdade o que me chamou a tenção em Abraham Linconlm: o caçador de vampiros foi o trailer, muito foda! Mais o filme acabou sendo uma grande decepção. Ai fiquei com receio de ler o livro, mas pelo que você descreve na resenha o livro é muito diferente do filme e infinitamente melhor! Me animei para ler ele agora! Parabéns pela resenha está ótima!

O livro realmente é melhor que o filme, vale muito a pena essa leitura. Obrigado!

Ótima resenha! Ainda nao vi o filme nem li o livro. Mais pelo texto só o livro vale a pena. Gostei da dica!
Parabéns ao blog!

Obrigado Layara, fico feliz que tenha gostado e pode ter certeza que se você quiser ler esse livro você vai adorar. Continue sempre nos visitando!

Já vi esse livro e como você fiquei co receio de ler por tratar de vampiros, tema que não me atrai muito na literatura fantástica. Adoro livros com temas históricos, pode ser que eu dê uma chance para este!

Morgana, de uma chance pra esse livro pq na minha opinião vale muito a pena. é uma historia fantástica!

Postar um comentário