sábado, 6 de outubro de 2012

Coisas Frágeis 2, de Neil Gaiman

Como vocês sabem o livro Fragile Things do Neil Gaiman foi dividido no Brasil em dois volumes. Essa resenha se refere apenas ao segundo volume.

Como resultado dessa divisão do livro original em dois volumes uma coisa se perdeu. Como o próprio Gaiman comenta no livro ele dedicou muito tempo organizando a ordem mais adequada para os textos, mas os dois volumes não respeitam essa ordem quebrando o efeito imaginado pelo autor.

Ao ler esse livro fica nítida a sensação que os melhores textos foram reunidos no primeiro volume. Não é que nesse livro estejam os contos ruins, mas são os mais fracos comparados aos do primeiro. Com textos mais curtos. Essa parte 2 possui muitos mais contos e inclui também poemas.

Devo confessar que os poemas são a parte mais fraca da obra. Já nos contos Gaiman explorou diversos temas e estilos. Vou destacar aqui os que mais me chamaram a atenção.

Em Noivas Proibidas dos Escravos sem Rosto na Casa Secreta da Noite do Temível Desejo ele nos trás um mundo onde o que é fantasia é tão real e cotidiano que literatura de fantasia é na verdade realista. Um conto bem divertido.

O Cascalho da Lareira da Memória, apesar de ser um conto inconclusivo é apresentado por Gaiman como uma história real, o que deixa, na minha opinião, bem mais interessante. Em Hora de Fechar, segundo ele, também somos apresentados a pessoas e lugares reais com nomes alterados. É um conto instigante.

Pó Amargo foi um dos contos que mais me agradou nesse volume. Um cara decide sair de sua rotina e vamos vendo os estranhos fatos que se sucedem. O conto acabou e eu precisei de um tempinho pensando sobre ele. Olhei novamente o inicio do conto e só ai minha ficha caiu e eu pude entender o que houve. Como disse, um dos melhores desse volume.

Sempre imaginei como seria o inferno e principalmente as torturas por quem os condenados teriam que passar. Em Os Outros Gaiman nos apresenta um inferno muito perturbador, mas também muito criativo.

Uma história que veio de um pesadelo também está presente nesse livro. Quem Alimenta e Quem Come já foi quadrinho e roteiro de filme antes de ser um conto. Também está entre minha favoritas desse volume.

Gaiman prova que continua sendo um dos mais inventivos escritores vivos. Apesar dos pesares da edição brasileira, recomendo Coisas Frágeis para quem quiser ler boas estórias sem ter que se comprometer com romances gigantescos. É sempre bom ter um Gaiman na bolsa ou mochila.

Título: Coisas Frágeis
Título original: Fragile Things (2006)
Autor: Neil Gaiman
Ano: 2010
Páginas: 166
Editora: Conrad
Tradução: Michele de Aguiar Vartuli

1 comentários:

Ahhh Gaiman Gaiman! Amo os livros desse cara! Não gostei de Fragile Things, mais é Gaiman né? *--*

Postar um comentário