terça-feira, 12 de junho de 2012

Neon Genesis Evangelion, ou como enlouquecer vendo um anime

Neon Genesis Evangelion

Minha batalha começou mais ou menos no final do ano passado. Mesmo não sendo um hábito, ocasionalmente leio blogs e sites de animes. Nesses locais é fácil perceber que Neon Genesis Evangelion é um dos mais cultuados animes que existem. Não precisou muito pra que eu decidisse assistir ao anime. O visual bonito e comentários sobre como a série discutia questões filosóficas e viajava ao interior da alma humana. Fui conferir.

Cerca de 15 anos atrás, um Anjo desencadeou o chamado Segundo Impacto (o Primeiro foi, presumivelmente, o que extinguiu os dinossauros), um evento de grande escala que matou muitas pessoas em todo o mundo e afetou toda o ecossistema terrestre. Depois disso a organização NERV criou os Evangelions, ou EVAs, enormes unidades de batalha usadas pelos seres humanos para proteger a Terra da invasão de novos Anjos. Mas os EVAs só podem ser pilotados por algumas crianças especiais, que nasceram depois do Segundo Impacto e que possuem uma sincronia com o EVA.

Neon Genesis EvangelionShinji Ikari é uma dessas crianças. Ele chega ao quartel general da NERV no dia da invasão do segundo Anjo e dentro de pouco tempo já é colocado para pilotar o Evangelion Unidade 01. Shinji é filho do Comandante da NERV, Gendo Ikari e possui um relacionamento frio e distante com o pai que não via há alguns anos. Rei Ayanami é a Primeira Criança, pilota o Evangelion Unidade 00 e é uma garota calada, a mais misteriosa da série. Asuka, a Segunda Criança, aparece mais adiante na série, pilota o Evangelion Unidade 02 é o oposto de Rei, extrovertida, autoconfiante e até um pouco chata.

A medida que o anime vai se desenrolando e se tornando cada vez mais sombrio e sério, percebemos que há muito mais coisas por trás das intenções da NERV e sua organização superior, a SEELE. Shinji se mostra uma confusão de sentimentos ambulante. Ele não tem vocação para herói. É fraco, indeciso e só parece fazer o que lhe mandam, mesmo assim parece que é nas suas mãos que o futuro da humanidade vai estar.

Quando terminei o último episódio da série original fiquei um minuto parado me perguntando “o que foi isso?”. Se o anime tem o aspecto de nos trazer mais perguntas do que de responder aos mistérios já existentes, os dois últimos episódios são uma verdadeira incógnita audiovisual. Mas como eu não sou de desistir das coisas fácil resolvi pesquisar. Descobri que é preciso ver mais dois filmes para encerrar a história. Então vamos lá. Vi os dois filmes e, bem, eles não gostam mesmo de facilitar a vida do espectador. Mas antes de eu falar mais sobre o que eu achei do anime e dos filmes, vamos compreender como a coisa toda está dividida (ai se eu tivesse lido esse post antes de me atrever a ver Evangelion!).

Existe o anime clássico, com 26 episódios, que estreou no Japão em 1995. Os dois último episódios desse anime são os que mais nos deixa com essa confusão, pois não trazem a conclusão do que acontece no mundo de Evangelion, só mostrando o que se passa na cabeça do personagem principal, Shinji  Ikari.

EVAs contra Anjos em Neon Genesis EvangelionComo o final original não satisfez ninguém, resolveram fazer um novo final, mas agora mostrando o que acontece fora da cabeça do Shinji.

Assim fizeram o filme Neon Genesis Evangelion: Death & Rebirth, lançado em 1997, que consiste em duas partes. Na primeira, Death, temos uma recapitulação não cronológica do que aconteceu na série até o episódio 24, com algumas cenas extras trazendo novas informações. A segunda parte, Rebirth, tem o mesmo conteúdo do começo do segundo filme, The End of Evangelion.

A filme The End of Evangelion , também de 1997, é o que podemos chamar de novos episódios 25 e 26 de Evangelion. Mas se alguém pensou que terminaria esse filme entendendo claramente o que aconteceu em Neon Genesis Evangelion se enganou redondamente. Você tem que usar ao máximo sua capacidade de especulação para entender o final. Realmente quando terminei o filme ainda tinha as perguntas mais fundamentais sobre a série:

  • Se a SEELE, NERV (e o Comandante Ikari) tinham o mesmo objetivo, porque eles não se entendiam e a base na NERV foi invadia?
  • Onde os Anjos estavam escondidos e o que os despertou?
  • O que era a Rei afinal?
  • Nem vou falar das cenas subliminares de sexo… (o Shinji ficou com alguém ou não???)
  • Quem mais sobreviveu ao “fim”?

evangelion1_11_you_are_(notLá vai eu atrás de mais material extra. Descobri um The Red Cross Book que foi vendido no na época da exibição do filme The End of Evangelion. Nele encontra-se algumas informações sobre a produção do filme e um glossário. Nele sim, você encontra respostas para muitas das indagações dando luz sobre as especulações.

Mas espera que não acabou. Eu nem falei ainda que tem uma série de mangás (óbvio). Aliás uma não, várias, com versões alternativas do mundo e outras coisas. E recentemente eles remasterizaram a série para lançar em DVD com o nome de Neon Genesis Evangelion Renewal. O Renewal contém versões alteradas (versões do diretor, com mais conteúdo) dos episódios 21 a 24  que segundo alguns é fundamental ver antes dos filmes pra entender melhor (eu ainda não vi). Também está sendo produzido uma série de quatro filmes com uma releitura da série original chamada de Rebuild of Evangelion. Esses filmes contam com novos personagens e situações. Os episódios 1.11 You Are (not) Alone e 2.22 You Can (not) Advance já foram lançados e 3.0 You Can (Not) Redo foi prometido para o próximo semestre.

Ai surgiu outra pergunta: é realmente legal fazer uma pessoa ter que explorar em diferentes locais e mídias para poder entender uma história completa?

AsukaOs responsáveis pelo anime me pareceram preocupados em mostrar sua visão da história, que é muito interessante, tentando mostrar o íntimo da alma humana, o que se passa na mente do Shinji, com seus medos e suas dúvidas. Só que eles não pareceram preocupados se isso responderia aos anseios de quem assiste a série. Você pode assistir a série e aos filmes e se satisfazer com o que eles queriam mostrar, mas se for como eu vai ter que se aprofundar mais um pouco pra se dar por satisfeito.

Apesar de tudo isso, eu achei Neon Genesis Evangelion um anime excelente. Ele trata dos sentimentos humanos, é muito filosófico. A religião é usada muito mais do que simplesmente para inspirar os nomes como eu achei inicialmente. O anime questiona a existência humana e a vontade do homem de se equiparar a Deus. Questões familiares também são tratadas. Todos sofrem as consequências das ações de seus pais. Os desenhos são lindos, as batalhas são empolgantes e a história… bem, se não fosse boa eu não teria enlouquecido procurando me aprofundar mais. Não é atoa que Neon Genesis Evangelion é considerada por muitos o anime mais importante já feito até hoje.

9 comentários:

Não gosto de coisas que não deixa as coisas claras para mim, fico irritada e confusa...
Talvez um dia eu assista...

Bianca
Um Universo Fantástica

Bianca,
Evangelion é tão legal que até compensa assistir mesmo não entendendo tudo.
Espero que você dê uma chance. Não vai se arrepender.

Eu só assisti um filme do Evangelion e gostei!Apesar de não ter entendido muita coisa rs! Só que animo pra ver outras coisas do anime nunca encontrei apesar de ter gostado do filme que eu vi... Depois de ler o post me animei um pouco =)

Eu gostaria muito de assistir, onde vc assistiu? baixou de algum blog? (qual?) ou comprou dvds? Lih

PELO QUE EU ENTENDI( OU NÃO) O OBJETIVO E JUSTAMENTE DEIXAR AS COISAS SUSPENSAS, CADA PESSOA TER A SUA INTERPRETAÇÃO DE FINAL. SE VOCÊ VIAJA VENDO OS EPISODIOS ( FILMES ) FINAIS, VAI VIAJAR AINDA MAIS QUANDO DISCUTE ELES COM OUTRA PESSOA, ELA TE LEMBRA DE OUTROS DETALHES, OUTROS FATOS QUE AS LEVARAM A SUA INTERPRETAÇÃO E VOCÊ SE VE SE QUESTIONANDO SE VOCÊ ENTENDEU CORRETAMENTE, E A OUTRA PESSOA TAMBÉM! E UMA VIAJEM MUITO LOUCA. EU ADOREI EVANGELION!

já assisti, é muito confuso mesmo... o bom é que tem tanto ação como conteúdo

Eu assisti Neon Genesis Evangelion e fiquei louca também. E estou completamente louca assim como Shinji e Asuka, que pra mim são duas pessoas que nunca tiveram controle emocional, mas só perceberam isso depois que passaram a pilotar os EVAs. Gostei da preocupação do autor em nos fazer entender que pilotar um EVA é muito mais sério e apavorante do que massa pra caralho, Shinji realmente enlouquece a partir da sua integração na NERV. A Asuka faz parecer que Shinji é um medroso bostinha, o que é quase verdade, mas pilotar a Unidade 02 também cobra muito de seu físico. A série toda é um espetáculo, não me arrependo de ter assistido nenhum segundo, nunca tinha quebrado tanto a cabeça por causa de uma série. Eu amo Evangelion, e o filme The End of Evangelion foi uma das coisas mais impressionantes que eu já vi na vida.

Eu sempre me impressiono com esse anime, acho na minha humilde opinião uma obra de arte, a história te leva a infinitas reflexões. Uma das coisas que mais gosto é que ao procurar mais informações na internet, leio atentamente os comentários e observo a diversidade de opiniões e visões que as pessoas tem e isso vai gerando mais idéias sobre o que ocorre no anime, passo a rever os episódios e filmes com base nas novas especulações e isso é muito foda. Uma outra as pessoas cobram um final p/ esse anime, mas não tem como ter um final especifico, pois estamos falando de religião, filosofia, a vida humana, etc; não tem como falar em final para Evangelion, mesmo eles tendo lançado o filme The end of Evangelion, se analisarem o filme não garante que é o final, só mostra que foi o fim de uma etapa... enfim não dá pra debater d+, pois o assunto é infinito... mas uma coisa digo a aqueles que assistiram ou que vão ainda assistir, vejam o anime diversas vezes, pois realmente o mesmo é bem complexo, mas vale a pena.

A Misato se referia ao Shinji como MEU SHINJI, como se fosse a mãe dele, e ela trazia algo reprimido com relação ao pai e como viu que o Shinji passava pelas mesmas dores, ela o ""adotou"". No entanto não só no filme THE END OF EVANGELION, como também em várias passagens no anime, vê se claramente que ela queria fazer o Shinji aceitar uma aproximação, digamos mais sexual, e no filme ela fala claramente que após o beijo eles iam terminar o ato. A frase da Misato no filme, não foi nada de subliminar como alguns falam, ela queria se entregar sexualmente ao Shinji que não era uma criança, tinha 14 anos, ou seja iniciando a adolescência e tendo a Misato 29 anos, não entendo também o motivo de muitos acharem que ela agiu como pedófila se insinuando ao Shinji.

Ao meu ver não há nada de anormal em uma mulher jovem e bonita como a Misato querer iniciar um menino frustrado e distante de todos na arte do amor e do sexo. Com certeza as insinuações em todo o anime e no filme foram feitas intencionalmente. Naquela cena que ela pega a mão do Shinji e este a rejeita, se ele por um momento não a rejeitasse, ela iria se entregar sexualmente ali mesmo.

Postar um comentário