A luta assustadora entre dois mundos.
Um menino e o desejo assassino de poderosas forças malignas. Uma família refém do mal.
Nessa guerra sem testemunhas, vencerá o mais forte.
Essa foi a minha primeira leitura de uma obra do Stephen King e não poderia ter começado melhor.
Ao contrario do que eu imaginava o livro não nos “joga” no meio dos acontecimentos esperando que você se localize. King é muito mais sutil. Ele primeiro nos introduz a família Torrance, com seus problemas e amores.
Jack Torrance com seus problemas por causa da bebedeira, seu passado com o pai violento e a mãe submissa. Wendy, uma mulher frágil que não aguentava mais suportar o alcoolismo do marido e pensava cada vez mais em divorcio. E Danny, filho do casal, com cinco anos. Danny é um menino muito especial e muito maduro para sua idade. Ele lê pensamentos e tem um amigo imaginário, Tony, que o ajuda a ver o futuro. Danny é iluminado, mas esse dom vai ser a sua perdição quando ele se muda para o hotel Overlook. Apesar dos alertas de Tony, Danny não vê outra saída a não ser se mudar para o hotel, afinal é a única chance que a família tem para poder se reerguer. O pai, longe da bebida, teria um emprego e tempo para terminar a peça que, talvez, o leve novamente para o meio acadêmico. Mao o hotel quer Danny e vai fazer de tudo para conseguir o que quer.
Tudo acontece aos poucos e em seu devido tempo. Ficamos sabendo do passado e das perspectivas de cada personagem no momento oportuno. E, assim, a tensão cresce na medida em que nos afundamos na leitura.
Conforme eu lia o livro e olhava o volume de páginas que falta, ficava intrigado em como o autor poderia narrar por tantas páginas sem se tornar chato. As coisas, me parecia, aconteceriam na próxima página, só faltava o autor se decidir o melhor momento. Mas eu estava enganado. King é paciente e tudo cria um clima de terror crescente.
Mas não se engane. Ele também pode ser eletrizante, como se pode constatar na última parte do livro. Eu simplesmente não consegui mais largar o livro até chegar à última página.
Estou muito ansioso por minhas próximas leituras desse autor que já virei fã.
Título: O iluminado
Título Original: The shining (1997)
Autor: Stephen King
Ano: 2009
Páginas: 582
Tradução: Betty Ramos de Albuquerque
Editora: Objetiva
0 comentários:
Postar um comentário