sábado, 26 de abril de 2014

Uma Noite Alucinante, evento trancará escritores em livraria


Muitas pessoas desconhecem a origem de um dos monstros mais instigantes da literatura. Ele teria surgido de uma brincadeira entre amigos escritores confinados em uma mansão devido ao mal tempo. Passavam o tempo ledo histórias de terror até que o escritor Lord Byron propôs que cada um dos quatro presentes escrevessem uma história de fantasmas. E foi assim que Mary Shelley, na época com 19 anos, concebeu Frankenstein ou o Moderno Prometeu, ou, como costumamos chamar, simplesmente Frankenstein.

Essa brincadeira, que ocorreu em 1916 e que também deu origem a lenda do vampiro como conhecemos hoje, anda inspirando algumas pessoas hoje. 

Ano passado na  Feira do Livro de Porto Alegre rolou o evento “Tu, Frankenstein 2”, organizada por um dos curadores da Feira, o Duda Falcão, autor de literatura fantástica. Na ocasião, eles levaram diversos autores para a Biblioteca Pública de Porto Alegre. Os contos originados naquela noite vão sair em uma publicação neste ano.

Recentemente, um grupo de autores de Portugal se reuniu no evento intitulado “A Noite de Lord Byron”. Este evento funcionou como um concurso. Quem queria participar era “encarcerado” em uma noite e os contos produzidos eram selecionados para uma posterior publicação.

A partir destas experiências surge agora um novo evento do gênero: “Uma Noite Alucinante”. Esse novo evento tem características bastante semelhantes: uma reunião de autores de fantasia, confinados em uma noite, produzindo contos de suspense e terror. 


O evento vai ocorrer durante a Feira do Livro de Santa Maria, com a participação de nove autores gaúchos. Eles ficarão trancafiados e cercados por câmeras na Livraria Athena. Os trabalhos produzidos durante a madrugada serão reunidos em uma antologia a ser publicada na Feira do Livro de Santa Maria de 2014 pela Editora Argonautas, de Porto Alegre. 

O evento é parte do Circuito Elétrico, um projeto paralelo à Feira do Livro de Santa Maria que ocorre desde 2008, trazendo novidades na literatura além de trabalhar com o circuito alternativo. 

Farão parte do projeto como autores A.Z.Cordenonsi (Duncan Garibaldi e a Ordem dos Bandeirantes), que também é o idealizador e organizador do evento, Chistopher Kastensmidt (A Bandeira do Elefante e da Arara), Duda Falcão (Mausoléu). Enéias Tavares (As Idades do Homem), Estevan Lutz (O Voo de Icarus – Até Onde Nossa Mente pode nos Levar), Fábio Brust (Agora eu Morro), Leonardo Carrion (conselho editorial da revista Black Rocket, vencedor do concurso FC-do-B, 1a. edição, com o conto A idade do lobo), Nikelen Witter (Territórios Invisíveis um dos finalistas do Prêmio Argos 2013), Suzy Hekemiah (Código dos Mares – Os Contos do Tempo). 

Confere ai a programação:

03/05 - Na Livraria Athena 
16:00 – Debate com os autores: a produção fantástica e a influência de Mary 
Shelley 
18:00 – Sessão de autógrafos coletiva 
20:00 – Encarceramento dos autores 
durante a madrugada – Produção dos contos 

04/05 – No Shopping Monet 
10:00 – Mesa redonda sobre a experiência e leitura de um dos contos produzidos 


0 comentários:

Postar um comentário