quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O que falta pra Fantasia Nacional?

Neon Azul Fantasia BRVou ser bem direto nessa resposta: leitores. Com certeza o maior empecilho para os escritores nacionais, de qualquer gênero, é conseguir leitores. Não é que os brasileiros não leiam, o problema é que eles leem muito poucas obras de ficção de escritores nacionais, especialmente os novos.

Basta dar uma espiada em qualquer lista de livros de ficção mais vendidos pra constatar isso. Quantos livros nacionais vocês encontrarão? Muito poucos, posso garantir (se encontrar algum). Agora, quantos são americanos ou europeus? E quantos desses livros já tiveram (ou terão) suas versões pra cinema ou TV?

É certo que, em geral, os livros viram best-sellers e só depois vão para as telas, mas é indiscutível que basta o rumor de uma adaptação para o livro abocanhar muito mais leitores. E o brasileiro já se acomodou (na minha opinião) a ler preferencialmente o que viu ou verá no cinema. Até Grinmelken-Filhos-de-Galagah Fantasia BRas editoras percebem isso e tratam de trazer na maior urgência os livros nessas condições que ainda não têm traduções no Brasil.

Isso é provado porque os livros brasileiros adaptados para o cinema ou TV também sofrem um aumento nas vendas na época de sua adaptação.

Então, resumindo, os brasileiros leem preferencialmente livros (estrangeiros) que tiveram algum tipo de adaptação para outra mídia.

Saber o que motiva as pessoas a ler “isso” ao invés “disso” é complicado. O que é certo é que a publicidade, como sempre, tem seu papel nessa escolha. Adaptações cinematográficas e para TV sempre estão associadas a muita, muita publicidade. O que acaba divulgando o livro também.

Dragoes de Eter Fantasia BROs livros no Brasil ainda são muito caros (comparados ao salário que o brasileiro recebe). Alguns pensam que comprar livros que já são importados pra cá como best-sellers é uma “garantia” de um bom investimento.

Somando isso às indicações de amigos, resenhas e propaganda em revistas, jornais e internet, temos mais um best-seller estrangeiro no Brasil.

Mas isso não significa que nunca lerão nada nacional. O cenário da fantasia nacional vem mudando muito nos últimos tempos, angariando cada vez mais leitores fora do seu grupo de iniciados. Nós temos bons exemplos disso como os livros do veterano André Vianco e o livro A Batalha do Apocalipse, do Eduardo Spohr, que passou semanas na lista dos mais vendidos, só pra citar os dois mais famosos.Eduardo-Spohr-Fantasia-BR

Com certeza muita coisa está mudando nos últimos anos com relação à fantasia nacional. Existe muita gente boa e disposta a fazer o possível pra lançar mais luz sobre o gênero, mas há ainda muito a avançar.

Cada um de nós também pode fazer sua parte e ajudar a fantasia brasileira a sair da obscuridade. Sabe como?

LEIAM FANTASIA NACIONAL!

1 comentários:

Este comentário foi removido pelo autor.

Postar um comentário