terça-feira, 1 de março de 2011

Dragões de Éter – Corações de Neve, de Raphael Draccon

Título: Dragões de Éter – Corações de Neve 
Autor: Raphael Draccon
Ano: 2009
Páginas: 494
Editora: Leya

Existe uma força dentro do espirito humano que pode ser moldada. E esta força é capaz de gerar feitos extraordinários em dimensões que o mundo material não pode alcançar…

General Image B2W

Esse é o segundo livro da série Dragões de Éter, escrita pelo brasileiro Raphael Draccon.

A série é famosa por dar um clima mais sombrio e realista aos contos de fada e buscar referências em elementos da cultura contemporânea. É muito interessante ver como Raphael foi criativo na sua releitura dos contos de fadas e como ele uniu todos eles em um único mundo fantástico.

Acompanhamos ao longo da série vários personagens com histórias, sonhos e objetivos completamente diferentes. Isso ajuda o leitor a ter uma visão mais completa e compreender a grandiosidade do mundo de Dragões de Éter.

Em Corações de Neve vemos um novo rei assumir o trono e os reinos são obrigados a escolherem os aliados em uma guerra que se aproxima. Pessoas estranhas aparecem no Ocaso e trazem com elas uma nova tecnologia que gera muitas desconfianças e um futuro incerto.

Ao mesmo tempo João enfrenta uma batalha pessoal para tornar-se um homem. Um ex-prisioneiro retorna para uma guerra que havia começado há 20 anos. Ariane descobre seus misteriosos dons. E o príncipe Axel encara uma luta que ajudará a decidir o destino do mundo. Tudo isso se entrelaça e se completa para formar uma trama pulsante.

Uma das características que essa série apresenta são as constantes mensagens “de moral” (ou filosóficas) explicitas nas situações por quais os personagens passam e até mesmos nos diálogos. Isso aproxima a estória dos livros aos contos de fadas que lhe inspiraram, mas sem deixar a narrativa didática ou infantilizada já que essas mensagens são no geral sobre situações vivenciadas por pessoas adultas ou em amadurecimento.

Se existe algo que talvez prejudique o livro é o seu próprio tamanho. Raphael nos presenteia com uma narrativa ampla, complexa, com muitos personagens e visões diferentes o que contribui muito pra o livro, mas por esse motivo, o livro se torna extenso (e com alguns trechos e até capítulos, na minha opinião, dispensáveis), o que pode tirar o folego de alguns leitores. Mas nada com que os fãs possam reclamar.

Leia também a resenha de Dragões de Éter – Caçadores de Bruxa, primeiro livro da série.

3 comentários:

Já tinha ouvido falar sobre esse livro, mas nunca parei para saber sobre o que falava. Não sabia nem quer o autor era brasileiro. Acho que quando tiver um tempinho, vou ver se eu pego para ler.

Livro ESPETACULAR adorei! Eh simplesmente uma das melhores series de fantasia que ja li! E o melhor de tudo eh que eh brasileiro!
Otima resenha!
Gostei!

O livro é realmente incrivel e não deixa a desejar para as fantasias estrangeiras.
Recomendo a quem quer começar a ler fantasia nacional, mas tem medo de errar logo na primeira.

Postar um comentário