segunda-feira, 14 de março de 2011

A Estrada da Noite, de Joe Hill

A ESTRADA DA NOITE FANTASIA BR

A Estrada da Noite é o primeiro livro de Joe Hill King, filho do mestre do terror e suspense Stephen King. Resolvi ler esse livro devido a inúmeras resenhas onde só derramavam elogios sobre o livro que li e claro, pelo autor ser filho de quem é!

Minha primeira impressão do livro foi a de que pai e filho possuem um estilo literário muito diferente apesar do gênero semelhante. Joe Hill usa uma linguagem mais direta e não possui a sutiliza de Stephen King que seduz o leitor aos poucos criando um clima tenso e macabro que vai crescendo ao decorrer da trama.

A Estrada da Noite conta a historia de Judas Coyne, um astro do rock aposentado que tem um estranho fascínio por colecionar objetos macabros, e ao adquirir um paletó assombrado em um leilão na internet, Judas se vê diante de um pesadelo que parece não ter saída, pois o espirito que assombra o paletó é do padrasto de uma antiga fã que suicidou-se por sua causa e deseja vingança a todo custo.

Esse livro não traz nada de original, o enredo é obvio do início ao fim, a tentativa do autor de impor um pouco de drama na história não “colou” muito e a narrativa carregada de palavrões e gírias é meio exagerada.

Outra coisa de que não gostei nesse livro foram os personagens, cada um mais detestável que o outro, a começar pelo personagem central, Judas, demasiado egoísta, mesquinho e de atitudes exageradas. Sua única qualidade é a lealdade para com os amigos.

Também não gostei da maneira como a história se desenrola, em alguns pontos é bastante lento e outras passagens lembram aqueles filmes trash de sexta a noite, com muito sangue e pessoas mutiladas.

Apesar de não ter entrado no clima desse livro ele não é de todo ruim, o vilão Craddock é um dos pontos altos do livro, ele é inteligente, insano e cruel, como um bom vilão deve ser. E o clímax do livro foi bastante satisfatório, com muita ação e grandes reviravoltas!

Joe Hill não surpreendeu nessa sua estreia, mas percebe-se que ele possui muito talento e pode também consagrar-se como um grande mestre do suspense e do terror, assim como o pai!

Título: A estrada da noite
Título original: Heart-Shaped Box
Autor: Joe Hill
Ano: 2007
Páginas: 254
Editora: Sextante
Tradução: Mário Molina

2 comentários:

Alysson,
Eu sempre tive curiosidade de ler esse livro, e acho que ainda o farei, se bem que fiquei um pouco desanimado depois do que disse na resenha!
Como você mencionou, eu só vi pessoas falando bem desse livro e acho que foi isso que me deixou curioso!
Mas ainda acho que vou dá uma chance a ele!
Abraços!

Ademar Júnior
http://coolturalblog.wordpress.com

Eh Ademar, eu fui com muita sede ao pote quando peguei esse livro pra ler, esperava um livrão e o que vi foi uma historinha meio boba e nada original. Mais como eu mesmo disse ele nao eh de todo ruim, tem partes interessantes tambem! Da pra ler quando nao se tem mais nada pra fazer.

Abraços!

Postar um comentário