quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Tolkien em animação!

images

Há alguns anos atrás vi numa locadora um filme de O Senhor dos Anéis em animação! Na época já era muito fã da série mais não tinha terminado de ver a trilogia dirigida por Peter Jackson e nem lido os livros então resolvi ver o filme o que acabou sendo uma grande decepção pois este Senhor dos Anéis em questão foi uma das piores animações que já vi na vida! Mais não deixa de ser uma homenagem ao universo criado por Tolkien. Pesquisando depois descobri que existem outras animações baseadas em seus livros que envolvem O Hobbit e sua obra mais famosa então irei listar aqui essas animações pra quem quiser conferir depois!

A primeira animação é baseada em O Hobbit e data de 1966 feita pelo animador Gene Deitch e do ilustrador Adolf Born, essa versão  que tem duração de 12 minutos não é oficial e está repleta de alterações de fazer qualquer fã de Tolkien chorar sangue!As piores são: a ausência dos anões, o dragão Smaug se chama Slag e existe uma princesa que surgiu não sei de onde! A animação é curtíssima e cheia de furos mais vale a penda dar uma olhadinha pela arte que é bem feita ou só pela curiosidade mesmo! Para quem  quiser ver:

Em 1977 Arthur Rankin Jr. e Jules Bass fizeram uma adaptação animada para a televisão de O Hobbit com duração de 78 minutos apesar de não ser muito fiel este filme consegue, sucintamente, recontar a maior parte da história durante seus curtos minutos de duração e consegue também transpor para o filme o mesmo clima infantil do livro. Essa obra é bem mais conhecida e pode ser encontrada em DVD.

bilbobagginshobbit_01images

Em 1978 eis que surge essa pérola inspirada em O Senhor dos Anéis que já tive o desprazer de ver, trata-se de The lord-of-the-rings-1978-gandalfLord of the Rings de Ralph Bakshi que é baseado no livro A Sociedade do Anel e metade de As Duas Torres. O filme não é de todo ruim, ate que o começo é legal e consegue transpor o clima sombrio dos livros mais depois surgem umas partes em que utiliza uma técnica antiga de animação chamada rotoscopia (onde imagens filmadas de maneira convencional são pintadas) que é sofrível! Sem contar que o filme não tem final e a trilha sonora é muito irritante! Esse filme é fácil de ser encontrado em DVD.

Por fim em 1980 Arthur Rankin Jr. e Jules Bass fizeram935_b uma adaptação de O Retorno do Rei terceiro volume de O Senhor dos Anéis como uma sequência para O Hobbit feito por eles em 1977. O Filme é quase inteiramente dedicado as partes de Frodo e Sam e a Grande Guerra do Anel, que teve seu ápice na cidade de Gondor não é o foco nessa animação.

Em se tratando de O Senhor dos Anéis e J. R. R. Tolkien prefiro as versões em live action muitíssimo bem dirigidas por Peter Jackson e que me encantam até hoje! E que venha logo a sua versão para O Hobbit!

3 comentários:

Ainda não conhecia algumas dessas animações.
Obrigado pela dica. Agora vou ver se encontro elas pra assistir.
Parabéns pelo ótimo post!

Caríssimo amigo,me diga como você quer comparar filmes do século passado com os de hoje? É impossível, para época esses filmes eram os "top". E eles não são tão ruins assim. Eu entendo seu ponto de vista, pois eu já li O Hobbit, O Senhor dos Anéis a trilogia, O Silmarillion, e Os Contos Inacabados, então sou muito fã do Tolkien. Recentemente eu assisti a animação de O Hobbit, e fiquei encantado.

Em nenhum momento comparei esses filmes com os de hoje! Só mencionei alguns erros grotescos de adaptação! E tbm adorei o desenhinho de O hobbit, mais sendo século passado ou nao o desenho de Ralph Baksh e muito ruim e muitos concordam comigo! Meu intuito com esse post era apresentar essas animações inspiradas no universo de Tolkien pra quem nao os conhecia.

Postar um comentário