quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

A Guerra dos Mundos Maranhense

Guerra dos MundosNo sábado 30 de outubro de 1971 a Rádio Difusora, de São Luiz no Maranhão, interrompeu sua programação normal pra fazer um estranho comunicado: eles anunciaram uma invasão alienígena!

Tratava-se de uma adaptação radiofônica da Ficção Científica "A guerra dos mundos", publicada em 1898 por H. G. Wells. Tal transmissão foi inspirada em uma famosa encenação de 1938 levada ao ar por Orson Welles nos EUA. Assim como na transmissão radiofônica de Welles, muita gente acreditou que a transmissão da rádio Difusora era verdade.

A trama foi toda adaptada para a realidade local. A rádio anunciava que os marcianos estavam chegando em São Luís e muitos pessoas interpretaram isso como o anúncio do próprio fim do mundo e trataram de ir o mais depressa que puderam para casa passar os últimos instantes com suas famílias. Foi uma confusão. Até as portas do comércio do centro histórico de São Luís forma fechadas.

Como consequência, depois que a transmissão já havia encerrado, o exército invadiu a rádio e a fechou por três dias. Os radialistas só conseguiram se safar pois eles introduziram em dois momentos da gravação (mas que não foi ao ar na transmissão original) um aviso dizendo que se tratava de uma obra de ficção.

Ouça o áudio do programa “A Guerra dos Mundos” que foi ao ar na Rádio Difusora, de São Luiz, Maranhão, em 30 de outubro de 1971.

Parte I:

Parte II:

Para saber mais sobre essa o caso, leia a entrevista com o professor Francisco Gonçalves da Conceição, coordenador do livro “Outubro de 71: memórias fantásticas da Guerra dos Mundos”, que resgata a memória desse episódio.

2 comentários:

Um marco esquecido da história da Ficção Científica brasileira!

Olá Edilson.
Realmente é muito interessante esse fato na nossa Ficção Científica para ficar esquecido. Eu mesmo só ouvi falar a pouco tempo e já quis compartilhar no Fantasia BR, pois acho que é importante todo fã nacional de FC saber.

Postar um comentário