quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Destino e Honra: A Sétima Profecia, de Guilherme Macias Bogéa

avatar capa livro oo

O gênero de fantasia está repleto de universos fantásticos criados por mentes brilhantes e que conseguem realmente nos transportar para esses mundos e nos fazer sentir parte deles. Um exemplo e talvez o maior de todos seja a famosa Terra-Média de J. R. R. Tolkien que foi esmeradamente lapidada para ser convincente em seus mínimos detalhes, com sua própria história, geografia, língua, povos. Talvez por ser tão minucioso, O Senhor dos Anéis tem a fama de ser uma obra um tanto maçante.

Outros universos surgiram desde então, alguns tão bons e convincentes quanto a Terra-Média. Na literatura fantástica nacional que atualmente está ganhando merecidamente um maior espaço entre os leitores brasileiros, também há escritores que se aventuraram na Alta Fantasia, criando, ou tentando criar, novos universos mágicos. Senna, de Guilherme Macias Bogéa é um deles.

Um mundo em que a humanidade foi seccionada em 12 povos diferentes cada um representando um signo do zodíaco, um castigo do Criador por terem, ao longo do tempo, apoiado um tenebroso tirano. Cada signo tem sua própria cultura, domínio e personalidade.

Senna está em guerra. Cypius o poderoso tirano busca o domínio total deste mundo desde o início dos tempos quando venceu A Guerra Familiar contra sua irmã Oliva. Com o tempo alguns povos humanos foram se reunindo pelo desejo de liberdade e redenção e formou-se uma espécie de resistência tendo sua grande representante a magnífica cidade de Apolenas.

A cada 11 anos Oliva, que vive prisioneira de seu irmão, envia para o mundo mortal profecias para guiar a humanidade. Em 77 anos a sétima profecia de Oliva traz finalmente a esperança final para a libertação da humanidade.

O livro narra então a busca de alguns representantes da resistência e de Cypius pela sétima profecia. Uma aventura repleta de magia e muitos perigos nesse mundo fabuloso!

Destino e Honra: A Sétima Profecia é um livro curto e de leitura leve então se você ama fantasia e não tem tempo pra ler livros grandes (o que é comum na fantasia: livros enormes) talvez irá gostar deste. Apesar da enorme inventividade do autor e de pequenas semelhanças com algumas histórias famosas não espere nenhuma espetacular obra de fantasia em uma versão reduzida. Em minha opinião para um livro de alta fantasia ser convincente ele deve ser mais detalhado e consequentemente grande. Esse pra mim foi um dos maiores defeitos do livro se perder em diálogos explicando as minúcias de Senna meio que cortando o clima da história. Outra coisinha que me incomodou foi a maneira de escrever do autor achei meio confusa mostrando em uma única linha narrativa diversos pontos de vista, se a narrativa centrasse em um personagem especifico seria menos confusa.

Mais sinceramente gostei sim do livro. Como um enorme fã de Tolkien e da Alta Fantasia, posso dizer que Guilherme Bogéa tem talento e Senna é um universo fantástico muito bom e traz certa originalidade. Gostei dessa história de povos representado signos. Sou geminiano, mais meu povo serem os bardos e historiadores não gostei muito não. Se fosse escolher um seria Ariano, mestres do domínio da magia! Enfim, recomendo esse pra quem quer um livro leve e divertido!

Título: Destino e Honra: a Sétima Profecia
Autor: Guilherme Macia Bogéa
Ano: 2011
Páginas: 167 páginas
Editora: Dracaena

0 comentários:

Postar um comentário