segunda-feira, 1 de agosto de 2011

A Guerra dos Tronos, de George R. R. Martin

a-guerra-dos-tronos

“Quando se joga o jogo dos tronos, ganha-se ou morre”

Primeiro volume da série de Fantasia As Crônicas de Gelo e Fogo (A Song of Ice and Fire),  A Guerra dos Tronos mostra como nenhum outro livro o que de melhor há na literatura épica fantástica.

O palco onde é narrada essa saga é Westeros uma terra fabulosa onde o verão pode durar decádas e o inverno toda uma vida, e onde também famílias e clãs poderosos disputam o domínio sobre os Sete Reinos.

O primeiro volume começa com o prenúncio de um  inverno longo como nunca antes visto e com isso forças misteriosas e sobrenaturais se espreitam ao Norte da Muralha no reino de Winterfell, dominio dos Starks, uma família que está no centro da disputa de poder nos Sete Reinos.

Quando Eddard (Ned) Stark aceita a posição  prestigiosa de Mão do Rei, oferecida por seu amigo, a quem ajudou na conquista do Trono de Ferro, o Rei Robert Baratheon, uma perigosa disputa de poder se inicia. Ned desconfia da manipuladora rainha pertecente ao clã Lannister, a casa mais poderosa do reino e cuja a ambição não conhece limites, e aceita a posição oferecida pelo Rei com a intenção de proteger o amigo. E isso é apenas o inicio de uma sangrenta disputa pelo cobiçado Trono de Ferro.

Dificil falar de um livro em que, pra mim praticamente não tem o que falar mal, ainda mais da série que é aclamada como a maior obra de fantasia desde O Senhor dos Anéis, e concordo que As Crônicas de Gelo e Fogo é isso e muito mais. Apesar de ser uma grandiosa obra de fantasia, o fantástico é  um elemento  secundário na trama. Mais o que mais gostei foi a disputa política, o jogo inteligente de traições e mentiras e onde nada nem sempre é o que parece, e tambem um mistério intrigante de dar um frio na espinha que tenho certeza que vai atiçar a imaginação do leitor.

Adorei a narrativa de Martin que é bastante  fluida e muito bem articulada onde, apesar do tamanho do livro, nada é por acaso, a leitura não é densa como é comum se perceber em outros livros épicos de fantasia. Outro ponto alto do e que merece destaque são os personagens muito bem pensados e de uma complexidade sem igual, os quais você ama de todo coração ou detesta com toda sua força. Eles são ao mesmo tempo incríveis, misteriosos, inteligentes, perspicazes, bem humorados, destemidos e também há outros detestáveis e odiosos.

A trama do livro é bem amarrada e de rumo inesperado, narrada por diferentes pontos de vista. Nenhum livro me deixou roendo as unhas de ansiedade, ou me tirou o sono depois da leitura a noite imaginando que rumo a historia tomaria e torcendo por esses personagens memoráveis desde que li Harry Potter.

Seguramente a série de Martin é um marco na literarura de fantasia, não tão complexa em sua mitologia como a série de Tolkien mais igualmente lendária. Esteticamente bem tecida George R. R. Martin trouxe para o gênero Fantástico uma série inesquecível e que chega a ser uma magnífica obra de arte. 

Título: A Guerra dos Tronos
Título original: A Game of Thrones
Autor: George R. R. Martin
Ano: 1991
Páginas: 592
Editora: Leya Cult
Tradução: Jorge Candeias

2 comentários:

Alysson,
Desde que esse livro foi lançado que eu estou bem curioso por lê-lo!
Me parece que essa série está causando um furor entre os fãs de fantasia, e me incluo aqui. Então acho que devo dá um jeito de lê-la logo logo!
Ótima resenha, me deixou ainda mais curioso, principalmente pelo fato do livro ter uma narrativa mais leve que a maioria dos livros de fantasia épica têm. Isso agiliza a leitura e é bom, porque não se torna massante!

Abraços!
Ademar Júnior
http://coolturalblog.wordpress.com

Pois eh Ademar, o bom de As Cronicas de Gelo e Fogo, eh que apesar de vc se assustar com o tamanho dos livros no inicio(o que nao eh pra menos, sao mais de 500 paginas em letra miuda!) vc acaba percebendo que a leitura flui facilmente quando vc começa a ler e nem percebe as paginas avançando! A serie eh perfeita, procure ler, tenho certeza de que vc vai amar!

Abraços!

Postar um comentário