
Norberto/Norberta (Harry Potter)
O dragão que Hagrid ganha ainda um ovo, de um estranho viajante no bar Cabeça de Javali. O dragão da raça Norueguês faz Harry e seus amigos ganharem uma detenção por andar a noite na escola, quando foram tira-lo do castelo antes que alguém descobrisse sua existência. Em Harry Potter e as Relíquias da Morte descobre-se que Norberto (Norbert) na verdade era uma dragão fêmea, e seu nome foi mudado para Norberta.

Draco (Coração de Dragão)
Draco era o último dragão vivo na terra. Para salvar um príncipe da morte ele doou um pedaço de seu próprio coração, mas o que Draco não sabia é que esse príncipe se tornaria um rei tirano e cruel. Aliando-se a um Cavaleiro, Draco resolve combater tanta maldade.
O filme Coração de Dragão (Dragonheart) foi lançado em 1996 pela Universal Pictures, e ganhou uma sequência chamada “Coração de Dragão, um novo começo”, que na verdade não é uma continuação, mas, como o nome diz, dá uma nova origem a Draco.

Smaug, o Magnífico (O Hobbit)
Smaug era uma poderoso dragão que vivia na Câmara Inferior, nas raízes da Montanha Solitária, onde amontoou um enorme tesouro que saqueou dos anões e passando a dormir sobre ele. Em sua barriga, por ter passado tanto tempo deitado sobre o tesouro, formou-se uma armadura de diamantes e pedras preciosas com apenas um único ponto fraco descoberto por Bilbo Bolseiro. Smaug foi morto por Bard, o arqueiro, que lhe acerta uma flecha em seu ponto fraco.

Saphira (Eragon)
Eragon achou Saphira enquanto caçava na floresta, quando ainda era um ovo, tornando-se assim um dos últimos Cavaleiros de Dragões. Mas isso os deixou no meio de uma feroz disputa de poder entre Galbatorix, cruel Imperador, e os Varden, que desejam que Alagaësia seja novamente livre.
Saphira, assim como os outros dragões na historia, tem o dom de conversar através de telepatia, mas geralmente só o faz com o seu dono.

Tiamat (Caverna do Dragão)
O dragão de cinco cabeças que atormentava o terrível Vingador e os garotos era o único ser temido pelo vilão. Rainha do caos e de todos os dragões. Da boca de cada uma das cabeças pode lançar diferentes baforadas, podendo lançar todas ao mesmo tempo.

Shenlong (Dragon Ball)
Na série de desenhos Dragon Ball, ao se juntar as sete Esferas do Dragão um dragão gigante, chamado Shenlong, aparece e realiza seu desejo. Foi criado originalmente por Kami Sama, mas teve deferentes versões, uma delas feita por Dende que tinha a capacidade de atender até três desejos. Na fase GT se torna um vilão devido a desejos cheios de maldade que foram lhe pedidos ao longo do tempo, e separa-se em sete dragões negros porque as esferas estavam rachadas. Ao final da série, depois de se tornar novamente bom, decide nunca mais realizar desejos, pois sempre trazem problemas.

Dragão Brando de Olhos Azuis (Yu-Gi-Oh!)
É uma das primeiras cartas de Monstros de Duelo que aparecem no anime Yu-Gi-Oh!. Pertence ao duelista Seto Kaiba e é uma das cartas mais poderosas do jogo. Blue-Eyes White Dragon é o nome da carta em inglês.

Charizard (Pokémon)
Forma evoluída do Charmander (que, por sua vez, é a forma evoluída do Charizard) nos desenhos da série Pokémon. É rebelde e agressivo e recusa-se a obedecer seu dono Ash Ketchum. É um Pokémon do tipo fogo e por isso tem uma chama na ponta da cauda, além de cuspir chamas e voar. No decorrer da série se torna mais amigável com seu dono.

Banguela (Como Treinar Seu Dragão)
Banguela, o dragão que pertence a Soluço, tem versões bem diferentes no livro e no filme. Enquanto no livro ele é apenas um dragão pequeno e sem dentes de uma raça comum e sem graça, no filme ele é um raro e temido Fúria da Noite. Além disso no livro os dragões falam dragonês e podem ser entendidos por quem domina essa língua, o que não ocorre no filme.