quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

O oceano no fim do caminho, de Neil Gaiman


Uma das características que eu mais gosto nos livros do Neil Gaiman é sempre te entregar a fantasia de uma forma natural e progressiva. Em O oceano no fim do caminho também é assim. 

No prólogo somos apresentando a um homem de meia-idade, narrando o dia do funeral de alguém da família. Sem saber direito o motivo de estar fazendo isso, ele acaba indo parar em uma velha fazenda vizinha a sua casa de infância, onde tinha uma amiga. Lá, nas margens de um lago, ele volta a se lembrar de eventos da sua infância. Essas lembranças formam a parte principal da trama. 

Quando era uma criança, um homem roubou o carro de sua família se matou nele, no fim da estrada da fazenda. Esse evento acabou perturbando forças estranhas e elas precisam ser controladas. Littie Hempstock, uma garotas que parece ter muito mais que onze anos, jura protegê-lo, mas nem tudo sai como planejado. 

O livro é narrado em primeira pessoa, mas achei curioso que o nome desse personagem só é citado bem mais pro final do livro, tão repentinamente como se já soubéssemos e não fosse uma informação relevante. 

Achei todos os personagens do livro deixam sua marca, seja por empatia ou antipatia. As três mulheres Hempstock, a avô, a filha e a neta, são o destaque do livro. Envolta em seus mistérios elas transmitem uma grande segurança e sabedora e são elas as estrelas da trama. 

O livro pode também promover um pouco de reflexão sobre nós mesmos,as consequências de eventos da infância na vida adulta, nossos medos, e os perigos de se estar vivo. 

Já no epílogo, voltamos para às margens do lago. As lembranças terminaram e o personagem-narrador precisa voltar ao funeral. É ai que entendemos as marcas que esses eventos da infância deixaram no personagem. 

Como sempre, Gaiman não decepciona. É uma trama enxuta e limpa. Não é um épico e não tenta ser um épico, mas são justamente esse tipo de livros que eu tenho mais apreciado ultimamente. E Gaiman faz isso sempre com muito talento.

Título: O oceano no fim do caminho
Título original: The Ocean at the End oh the Lane, 2013
Autor: Neil Gaiman
Ano: 2013 
Páginas: 208
Editora: Intrínseca 
Tradução: Renata Pettengill 

0 comentários:

Postar um comentário