domingo, 20 de novembro de 2011

Filhos do Éden: Herdeiros de Atlântida, de Eduardo Spohr

Generic Image

O romance A Batalha do Apocalipse do brasileiro Eduardo Spohr foi um dos livros que fez com que a fantasia nacional alcançasse um patamar equivalente aos grandes best-sellers estrangeiros. Com uma narrativa ágil, dinâmica, muito inteligente e bastante original Spohr e seus anjos arrebataram uma legião de fãs. Guiado pelo sucesso do seu romance de estreia o autor utilizou-se do mesmo universo para criar essa nova saga que mostra aventuras que ocorreram nos bastidores da Grande Guerra no Céu.

Confesso que fiquei com receio de ler esse livro, tinha medo de ser uma história repetitiva em vista de que todos os conflitos principais foram resolvidos em A Batalha do Apocalipse e já sabia de antemão que rumo o historia iria tomar. Porém, me enganei totalmente a respeito disso! Em Filhos do Éden: Herdeiros de Atlântida Spohr nos lança em aventuras repleta de ação e heroísmo que não tem nada de tão épico ou pretensioso quanto A Batalha do Apocalipse. Aqui ,os acontecimentos são mais “suaves” e a história em si tem um rumo mais específico, mostrando a visão de personagem de menor escalão e não a dos grandes generais como no livro anterior do autor.

A história centra-se na ishim do fogo Kaira que havia perdido a memória e para resgata-la foram designados dois anjos da hoste do arcanjo Gabriel, ao qual a guerreira pertencia, o ofanin Levih e o querubim Urakin. Sua missão era resgatar a ishim e ajudá-la a completar a missão para a qual fora designada e misteriosamente impedida de concluir.

Uma quarta figura também acaba tornando-se o centro de interesse na história, o querubim exilado Denyel que acaba virando uma espécie de guardião fiel de Kaira. Mesmo possuindo um passado sombrio ele acaba ganhando para sempre a confiança da ishim e juntos vivem grande parte das aventuras mais ousadas contidas no livro. Certamente este foi o personagem que mais me chamou a atenção neste livro, de lealdade duvidosa e irônico ao extremo mais também capaz de realizar feitos incríveis ele foi sem duvidas o personagem mais bem construído do livro.

O primeiro volume dessa saga não foi nada grandioso. Algumas passagens achei meio repetitivas e também algumas explicações sobre a mitologia criada pelo autor eram expostas em momentos inadequados deixando a leitura um pouco maçante. Mas é de conhecimento geral o incrível talento que Eduardo Spohr tem em descrever cenas de ação em algumas passagens fiquei vidrado sem conseguir largar o livro, especialmente no final.

É certo que este romance não supera A Batalha do Apocalipse, mais mesmo assim é um livro que consegue te prender e te cativar. Uma aventura incrível, repleta de ação e de personagens inesquecíveis. Se você ainda não conhece o universo criado por Eduardo Spohr esse livro é um ótimo meio de começar e assim descobrir por que seus anjos tomaram de conta da imaginação dos brasileiros!

Título: Filhos do Éden: Herdeiros de Atlântida
Autor: Eduardo Spohr
Ano: 2011
Páginas: 476
Editora: Verus

2 comentários:

Excelente livro, to viciado nessa história e nesse mundo que o Eduardo Spohr inventou, tanto em ABdA como Filhos do Éden. Não vejo a hora de ler o segundo livro... alguém sabe quando vai lançar?

Will,
Também adorei esse universo criado por Eduardo Spohr, depois de ter lido A Batalha do Apocalipse nunca mais vi os anjos e algumas historias da Bíblia com os mesmos olhos!
Infelizmente não posso te informa quando será lançado Anjos da Morte(o segundo livro) mais creio que não demorará muito não, eu, assim como você estou muito ansioso pra lê-lo!
Abraço,
Alysson

Postar um comentário