sábado, 12 de janeiro de 2013

Noite infeliz, de Seth Grahame-Smith

noiteinfeliz

 

Esqueça tudo o que foi falado sobre a história dos três reis magos, a verdade veio à tona nas mãos criativas do autor Set Grahame-Smith. Esse é um daqueles livros que você se vê preso desde a primeira página, e que no fim solta um suspiro de satisfação e alegria por ter lido algo tão incrível. Noite infeliz é uma fabula muito bem escrita e criada com uma genialidade de mestre. O autor conseguiu repetir brilhantemente o que fez em Abraham Lincoln: caçador de vampiros, mesclando fatos mundialmente conhecidos com acontecimentos fantásticos e inéditos.

Tudo parte da antiga e famosa historia dos três reis magos que guiados por uma estrela acabam encontrando o estábulo onde Maria acaba de dar a luz ao menino Jesus, levando presentes e prestando homenagem ao messias prometido. Mas o que pouca gente para pra pensar é na origem desses três homens misteriosos que surgem praticamente do nada, a grande duvida que surge é a seguinte: Quem eram Baltasar, Belchior e Gaspar?

Na realidade os personagens principais do livro não são os três reis magos em si, apenas um se destaca, ele é Baltasar ou como é popularmente conhecido, “O fantasma da Antioquia”. Um ladrão procurado por toda a Judéia por cometer crimes contra o império romano, famoso por suas habilidades na luta e no furto ele é temido por todos e respeitado por alguns. Na realidade Baltasar tem uma historia de vida misteriosa e cruel. Sua jornada começa quando ele acaba indo parar na prisão do terrível rei Herodes e é lá que ele conhece os outros dois reis magos que não passam de ladrões assim como ele. Unidos num plano de fuga arriscado, porém brilhante o trio acaba indo parar em Belém no mesmo estábulo onde uma jovem de quinze anos seu filho recém nascido e seu marido estavam instalados.

Herodes é o grande vilão de toda a trama e fica furioso ao descobrir que foi enganado por meros criminosos e teme por seu reino já que uma ameaça gigantesca esta por vir, um recém nascido profetizado há anos como o messias salvador responsável pela sua ruína acaba de nascer em Belém. Sua atitude é cruel e incontrolável, deixando de lado a fuga dos três ladrões ele manda que seus soldados invadam a cidade e matem todas as crianças do local e todos aqueles que tentarem impedir isso.

Baltasar, Belchior e Gaspar escutam a historia surreal que o jovem casal conta sobre a origem do recém nascido e debocham da fé irracional que eles têm de que são os patronos escolhidos na terra para criar o filho de Deus. Os reis magos resolvem partir de Belém ao mesmo tempo em que as tropas de Herodes chegam à cidade para matar as crianças. Impulsionados por um desejo de justiça e heroísmo eles decidem unir-se ao casal e partem numa fuga que mudará a vida de todos para sempre.

Não esperava que uma passagem bíblica pudesse ser recontada de tal maneira, o nascimento de Jesus por si só já é uma historia e tanto e quando fugas desesperadas, batalhas sangrentas, magia negra e antiga, romance e muita aventura são somadas a ela, a história torna-se irresistível e digna de uma adaptação cinematográfica. A leitura transcorre rápida e envolvente, por muitas vezes eu senti que meus olhos estavam marejando e em outras eu me sentia desesperado querendo saber como tudo iria se resolver. Confesso que quando vi o lançamento desse livro pensei que seria mais um livro cômico, brincando com o nascimento mais famoso do mundo mas me enganei redondamente, existe um respeito sem limites nesse livro, ele é focado estritamente no trajeto de Baltasar e isso fez toda a diferença pra mim. É uma historia fantástica, cheia de aspectos contidos nas melhores tramas de fantasia existentes. Surpreendi-me mais uma vez com esse autor que já ganhou o meu coração de leitor. Noite infeliz é um livro que vale muito a pena!

 

Título: Noite infeliz

Título original: Unholy Night

Autor: Seth Grahame-Smith

Ano: 2012

Páginas: 272p.

Editora: Intríseca

Tradução: Juliana Romeiro

2 comentários:

Muita coragem desse Set Grahame-Smith de tocar no tema do nascimento de Jesus, já que é algo que pode desagradar muita gente.
Mas acho que isso que me chamou mais atenção e me deu mais vontade de ler.

Foi muita coragem mesmo Enio, mas ele foi cuidadoso e ao meu ver ele não desrespeitou crença nenhuma, muito pelo contrario. Leia quando puder, é um livro maravilhoso.

Postar um comentário