sábado, 21 de janeiro de 2012

As Brumas de Avalon, de Marion Zimmer Bradley

As Brumas de Avalon - A Grande RainhaAs Brumas de Avalon - O Gamo-ReiAs Brumas de Avalon - O Prisioneiro da ArvoreAs Brumas de Avalon - A Senhora da Magia

Confesso que conheço bem pouco das lendas arturianas. Quase nada li. Mas ao assistir o filme As Brumas de Avalon, baseado na obra de Marion Zimmer Bradley, fiquei simplesmente encantado, e assim fui atrás dos livros. O livro foi publicado pela primeira vez em 1979 e fez o maior sucesso desde então. Se você tem mais de 30 anos já deve ter lido esse livro.

A obra é dividida em quatro livros. São eles A Senhora da Magia, A Grande Rainha, O Gamo-Rei e O Prisioneiro da Árvore.

Logo no prólogo, sob as falas de Morgana, temos uma boa ideia do que esperar da trama. Essa não é a história da saga e das conquistas do lendário Rei Artur, mas antes de tudo o livro trata do choque do cristianismo e da velha religião de Avalon. Como tudo é apresentado sob a visão das mulheres, é normal que sejam elas as personagens mais marcantes da história.

Guinevere, mulher de Artur e Grande Rainha da Bretanha, é uma cristã fervorosa. Ela acha que não consegue gerar um herdeiro para Artur devido seu amor adultero por Lancelote, e assim começa a praticar um cristianismo cada vez mais radical e a impor suas ideias na corte. É legal ver como ela amadurece na história. Em uma grande parte do tempo senti ódio dela, mas no fim fica a sensação que o que tudo o que ela queria era ser feliz, só que tinha feito as escolhas erradas.

Viviane, a Senhora do Lago, é a Grade Sacerdotisa de Avalon, mãe de Lancelote e irmã mais velha de Igraine (mãe de Artur e Morgana). Para salvar a antiga religião do esquecimento e do domínio do cristianismo, ela usa todos os seus poderes e influencias, mas como Morgana se recusa a jogar seu jogo seus planos ariscam fracassar.

Morgause, irmã mais nova de Viviane e Igraine, que desde cedo mostra sua ganancia e falta de escrúpulos para conseguir o que quer.

E finalmente minha personagem favorita, a apaixonante Morgana, a Fada, prometida como a próxima senhora do lago. Foi impossível não me identificar com essa personagem tão rica e fascinante. Sua solidão, suas dores, seu amor não correspondido, suas lutas, suas dúvidas. Morgana sofre uma grande evolução na história e se tornou uma das personagens femininas mais adoradas por mim.

Os personagens de Marion são todos atraentes e críveis. A trama é recheada de erotismo, mas ele está lá em função da história, é parte dela e é abordado de uma forma bela. Ela também trata superficialmente de homossexualidade, deixando todos com uma pulga atrás da orelha sobre alguns personagens. Algumas cenas fortes também estão presentes. Essa obra não é nada recomendada para puritanos.

Uma coisa curiosa no livro é o fato de Merlin e a Senhora do Lago serem títulos, e assim, o que nas lendas tradicionais era somente um personagem, toram-se vários.

Um conselho que dou pra quem quer ler os livros é lê-los em sequência, como um só. Não existe introdução entre os livros, por isso, se não estiver com o livro anterior fresco na cabeça, pode ter dificuldades.

Existem ainda outros livros que estão relacionados com a obra, como o livro A Sacerdotisa de Avalon, mas estes são livros independentes e podem ser lidos separadamente. Como eu disse, existe um filme que foi feito especialmente para televisão, e que foi exibido em forma de minissérie. A trama do filme difere em muitos aspectos do livro, mas vale a pena uma conferida.

Título: As Brumas de Avalon: vol. 1. A Senhora da Magia – vol. 2. A Grande Rainha – vol. 3. O Gamo-Rei – vol. 4. O Prisioneiro da Árvore
Título original: The Mists of Avalon
Autor: Marion Zimmer Bradley
Ano: 2008
Páginas: vol. 1. 252, vol. 2. 229, vol. 3. 212, vol. 4. 239.
Editora: Imago
Tradução: vol. 1, 2 e 3 por Waltensir Dutra; vol. 4 por Marcio Aurélio P. Cesarino

3 comentários:

Uma das melhores que ja li na vida *o*! Eu me recordo que tinha amado o filme quando o vi pela 1ª vez, muitos anos atras antes de ter lido a série. Depois de ter lido percebi o quanto a historia foi espremida naquele filme, que não fez jus a essa magnifica obra escrita pela Marion Z.
Ótima resenha!
Abraço

Obrigado!

Concordo com você que o filme não consegue expressar a qualidade da obra de Marion.

Mas ele já traz uma boa ideia do que esperar desse livro.

Afinal, se não fosse por esse filme, nós não teríamos conhecido os livros :)

Da mesma autora eu recomendo "A Senhora de Avalon" nesse livro conta como Avalon foi separado do mundo, conta sobre três gerações anteriores e termina com Viviane ... Vale a pena ler antes!!!!

Postar um comentário