quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Os Filhos de Anansi, de Neil Gaiman.

OsfilhosdeAnansi

“Algumas coisas são pequenas demais para serem vistas. Algumas emoções enormes demais para serem sentidas…”– Neil Gaiman

Neil Gaiman é sem sombra de dúvidas um dos autores mais fantásticos que tive o prazer de ler. Seus livros tem tudo aquilo que um fã de fantasia pode desejar e um pouco mais, pois além da fantasia, o absurdo e o humor negro e sarcástico marcam intensamente sua obra. Meu primeiro contato com o autor foi através do livro Coraline, já resenhado aqui no blog, mais bem ante disso já tinha bastante interesse em conhecer seu trabalho.

Em Os Filhos de Anansi, uma espécie de continuação de uma outra obra bastante famosa de Gaiman, Deuses Americanos, o autor narra a história de Charles Nancy, conhecido por Fat Charlie (apelido bem estranho pelo fato de Charles nem mesmo ser gordo). Ele é um fracassado contador que não tem um relacionamento muito bom com seu pai que desde que Charlie era criança adorava metê-lo em situações bastante constrangedoras. Mas após sua morte a vida de Fat Charlie muda drasticamente. Pois descobre que seu pai era uma espécie de deus Aranha chamado de Anansi, o pai de todas as histórias e para piorar descobre também que tem um irmão totalmente diferente dele e do qual nunca ouvira falar chamado Spider.

O relacionamento de Charlie com seu irmão desde o início é muito conturbada, Spider é folgado, mentiroso e convencido, em resumo: é tudo aquilo que Charlie mais detesta e pelo visto veio  com o intuito de virar sua vida pelo avesso. E para se livrar do irmão “pé no saco” ele acaba recorrendo a forças sobrenaturais o que acaba complicando ainda mais sua vida!

Os Filhos de Anansi além de ser um ótimo livro sobre dramas familiares é sem duvidas uma das histórias mais surreais e engraçados que já li. Me apaixonei por ele desde as primeiras linhas “Esta história começa, assim como a maioria das coisas, com uma música…”. O livro é uma delicia de se ler, a leitura flui de um modo bastante agradável, essa é daquelas obras que você devora em poucas horas, apesar de ser razoavelmente grande.

Como toda obra de Gaiman, além daquele magnífico clima de fantasia os personagens são muito bem construídos, bastante carismáticos , os quais é muito fácil se apegar e torcer bastante por eles.

Uma leitura leve e prazerosa e recomendadíssima! Se você não conhece as obras de Neil Gaiman (que considero obrigatório a todo amante do gênero fantasia)  está mais do que na hora de começar a adentrar nesse universo cômico, surreal e às vezes macabro criado por ele e Os Filhos de Anansi é um ótimo meio de começar, é diversão garantida!

Título: Os Filhos de Anansi
Título original: Anansi Boys
Autor: Neil Gaiman
Ano: 2005
Páginas: 383
Editora: Conrad

0 comentários:

Postar um comentário