terça-feira, 17 de abril de 2012

A Tormenta de Espadas, de George R. R. Martin

3. A Tormenta de Espadas

O perigoso Jogo de Tronos continua e a disputa pelo cobiçado Trono de Ferro nunca esteve tão acirrada! Nesse terceiro volume da aclamada série As Crônicas de Gelo e Fogo (A Song of Ice and Fire) George R. R. Martin mostra de verdade a que veio e brinca descaradamente com os sentimentos do leitor a cada pagina virada. Entrar de cabeça no universo de As Crônicas de Gelo e Fogo é algo perigoso, e isso nunca esteve tão evidente como na leitura deste terceiro volume. Aconselho a todos a prepararem o coração, pois fortes emoções é o que não faltarão. Do mais profundo deslumbramento ao mais puro ódio mortal são alguns dos sentimentos que você sentirá ao ler este livro.

O caos impera em Westeros e o reino sangra. Por todos os lados vemos as consequências da sangrenta disputa de poder. Enquanto o segundo volume A Fúria dos Reis focava mais as tramoias e maquinações políticas A Tormenta de Espadas mostra também o lado do povo nesse embate de reis, as decorrências por eles sentidas e o que fazem para sobreviver em meio a essa tempestuosa guerra.

Depois da batalha final no volume II vimos que novas alianças foram feitas e a intitulada Guerra dos Cinco Reis já vislumbra um vencedor. Os Lannisters resistem em Porto Real, mais ainda o Jovem Lobo apresenta uma perigosa ameaça no Norte, e para vencerem de vez essa guerra precisam derrotá-lo a todo custo.

A palavra da vez em A Tormenta de Espadas é traição! Esqueça tudo o que você pensou ou espera que aconteça em As Crônicas de Gelo e Fogo, pois essa série acabou revelando-se não ser nada previsível! Personagens que você odiava com toda a sua força você começa a sentir uma certa empatia e outros que você amava agem tão burramente que você passa a odiar! Nesse volume tudo desanda num virar de páginas. Martin não tem o mínimo escrúpulo em matar quem quer que seja.

Nesse volume III o rei Joffrey continua tão mal que deixa Lord Voldemort e até Darth Vader parecerem criancinhas choronas, e olha que o moleque só tem 13 anos. Sua mãe, Cersei Lannister nunca esteve tão escrota quanto neste livro, só que cheia de classe é claro, mais é muito bom vê-la submissa ao pai, Lorde Tywin! Tyrion, O Cara, em A Fúria dos Reis prova agora o verdadeiro sabor da palavra ingratidão, depois de ter salvo Porto Real inteira, o Anão vê a sua preciosa vida ameaçada, e esta ameaça vem dos seus próprios parentes leões! Daenerys começa a agir como uma verdadeira Conquistadora mais quanto mais demorará para ela retomar Westeros, como fez seu antepassado Aegon, o Conquistador? nossos amados personagens, os filhos de Ned Stark, continuam a sofrer como era de se esperar!

A Tormenta de Espadas é um verdadeiro épico fantástico em todos os sentidos, só lendo mesmo para saber! Maior e melhor, gigantesco e cheio de reviravoltas, o livro pode ser enorme com suas 880 páginas, mas nunca chega a ser cansativo, muito pelo contrário, você não vai querer larga-lo até encerrar, e cada capitulo termina de maneira incrível, as vezes revoltante, as vezes gratificante, mas sempre de tirar o fôlego!

Título: A Tormenta de Espadas (A Storm of Swords, 2000)
Autor: George R. R. Martin
Ano: 2011
Páginas: 880
Editora: Leya
Tradução: Jorge Candeias

3 comentários:

O melhor de todos os livros! Uma leitura indispensável para todo fã de literatura fantástica.

http://desbravandolivros.blogspot.com.br

Verdade pura! A Tormenta é o melhor livro da série! Se duvidar o melhor que ja li na vida! O ruim é que o Martin meio que perdeu o folego e os livros sequentes não são tão bons quanto esse! A Dança dos Dragões esta próximo de ser tão bom quanto, ainda estou no inicio e espero que supere! Especialmente por focar na minha personagem favorita! Daenerys Targaryen!

Daenerys é uma das minhas personagens favoritas também, Alysson. Vamos torcer para que ela tenha um grande desfecho até o sétimo livro!

Postar um comentário