terça-feira, 21 de junho de 2011

Diários do Vampiro, de L. J. Smith.

 

vmapire

Como a fase inicial da série Diários do Vampiro é mostrada em quatro pequenos volumes resolvi fazer aqui uma resenha que abrangesse todos os livros da série.

Li todos os volumes de Diários da Vampiro antes de assistir o seriado, e confesso que o fato de esta série ter sido adaptada para a televisão, muito bem falada por sinal, foi o que me fez lê-la.

Diarios do Vampiro narra a história de um triângulo amoroso entre dois irmãos vampiros e a humana Elena e os mistérios que rondam o passado destes  e a misteriosa cidade de Fell’s Church.

Em relação a essa série acho que fui com muita sede ao pote! Esperava de Diários do Vampiro algo que superasse Crepúsculo, e acabei me deparando com coisas muito semelhantes ou até piores que a série de Meyer, que pode ser tosca, mais em relação à de L. J. Smith é muito mais bem escrita.

Essa foi a impressão ao ter lido “O Despertar” o primeiro volume: não gostei! Principalmente dos personagens, muito mal caracterizados e a maioria fúteis. A começar por Elena e suas amigas mostradas como típicas lideres de torcida americanas, fazendo o tipo “meninas malvadas”. O vampiro Stefan parece mais uma vesão depressiva do Edward que vive a remoer as feridas do passado. Mais um personagem bastante  interessante é o irmão vampiro de Stefan, Damon, que não nega sua natureza vampirica e dedica-se totalmete a atormentar a vida do irmão. Quanto à história da livro ela não é das mais originais pórem desenrolar da trama não é de todo ruim, a autora consegue dar um ar de mistério e tensão que consegue prender o leitor, mantendo-o atento até os capítulos finais que é quando o livro fica melhor, e bem antes de a história realmente começar ele acaba. Apesar de não ter gostado muito desse resolvi ler o segundo, “O Confronto”.

Em relação ao primeiro no segundo a história evolui muito! A trama fica mais sombria e misteriosa, personagens mais interssantes enriquecem o livro e o melhor, a Elena  líder de torcida do primeiro da lugar a uma Elena mais madura, assim como suas amigas. Bruxas, fantasmas, caçadores de vampiros e mais mistetério e ação começam a deixar a série bem melhor. Já em “A Fúria” terceiro volume, a autora consegue surpreender! A trama foi quase perfeita, a maneira como os mistérios são revelados foi muito boa. Há bastante ação e revelações inesperadas o que me fez gostar realmente da série! O clímax do livro foi perfeito e o final bastante original! Ao meu ver a série deveria ter acabado por aí, tive receio em ler o quarto volume…

Mais “Reunião Sombria” conseguiu a façanha de ser melhor que todos os outros livros da saga juntos, os personagens amadureceram muito e L J Smith conseguiu dar a esse livro um ar muito mais sombrio e emocionanate que os outros. Mais pra mim o livro teve um defeito, que foi justamente o último capítulo, achei aquele finalzinho desnecessário... embora seja o gancho para a próxima fase acho que livro ficaria muito melhor sem aquilo.

2 comentários:

Já li o primeiro livro e também não gostei.
Achei muito chato e fiquei decepcionado por o livro não ter final
Mas já que os próximos são melhores, vou dar uma segunda chance para a série

Acho q vc vai gostar, eu tbm achei o msm q vc em relação ao primeiro! Depois melhora sim, acho q tudo deveria ser um livro só, do 1 ao 3. O 4 eh meio a parte, eh o melhor da serie, mais foi só p encher linguiça, era desnecessario...

Postar um comentário