A história da vida da criadora do mais famoso personagem da ficção contemporânea parece ser uma história de um filme de Hollywood, mais parecendo ficção do que realidade. Uma mãe solteira e pobre, passando por momentos de desespero para conseguir criar da melhor maneira possível a filha começa a escrever a história de um jovem bruxo em um internato de magia em cafés e bares locais e se torna simplesmente a mais famosa e rica escritora da atualidade. Muita coisa que circulou a respeito de Joanne Rowling é uma distorção do que realmente aconteceu com ela mais bem próximo da realidade. Nessa biografia Sean Smith, por meio de relatos de pessoas que conviveram com Joanne, consegue chegar bem próximo do drama vivido pela famosa autora da série Harry Potter.
Desde a infância a primogênita de Peter e Anne Rowling era fascinada por leitura e desde muito cedo alimentava o grandioso sonho de ser uma escritora. Ela e a irmã Di eram muito unidas e a família vivia relativamente bem em uma cidade interiorana do Reino Unido, nos relatos sobre o crescimento de Joanne, Sean Smith vai mostrando acontecimentos, locais e pessoas que possivelmente influenciaram na saga de Harry Potter. Desde a infância, no interior ate sua temporada na Universidade de Exter onde cursou línguas, vamos conhecendo um pouco mais da vida da escritora favorita de milhões de pessoas.
A alegria da família Rowling não durou muito tempo, pois a mãe de Joanne, Anne, foi diagnosticada com esclerose múltipla quando Joanne tinha 15 anos, esse acontecimento marcaria bastante a vida dela e durante 10 anos Anne sofreu com a doença. Foi só em 1990 que Joanne teve a ideia de escrever Harry Potter durante uma viagem de trem e como fica claro no livro não foi nenhum acontecimento místico, ela simplesmente imaginou um menino em um trem a caminho de uma escola de magia. Porém nesse mesmo ano sua mãe faleceu aos 45 anos de idade, sem saber de Harry Potter e do imenso sucesso que sua filha faria.
Depois disso a vida de Joanne virou de pernas pro ar depois que foi morar em Portugal e lá casou-se com o jornalista Jorge Arantes com quem teve uma filha, Jessica. O casamento foi turbulento e durou pouco mais de um ano, Joanne então volta para a Inglaterra com a filha de cinco meses e a partir daí sua vida começa a entrar em desespero, passando por uma lastimável situação financeira necessitando de auxilio do governo e favores de amigos e familiares. Nessa época Joanne entra em depressão. Mais mesmo passando por momentos difíceis ela nunca desistiu de Harry e já que não tinha nada a perder começou a trabalhar intensamente na série e em 1996 Harry Potter e a Pedra Filosofal estava finalizado. Conseguir publicar não foi fácil mais quando a Bloomsbury aceitou seu livro foi a partir daí que a vida de Rowling começou a mudar pra melhor e o resultado final disso já se conhece hoje em dia com a série já finalizada, mais de 500 milhões de exemplares vendidos e 8 filmes de enorme sucesso e Joanne, aliás J. K. Rowling, se tornou a primeira autora da história a ficar multimilionária graças a seu personagem.
A vida de Joanne é marcada por altos e baixos. É uma história tão interessante quanto seus livros, marcada por dor e muito sofrimento, mais também é sobre persistência, e nunca desistir dos seus sonhos e seus valores. Para aspirantes a escritores acho fundamental se conhecer a fundo a historia da mais promissora escritora contemporânea. É realmente inspiradora. Acho que o livro não é só feito para fãs da saga de Potter, a vida de Rowling também pode encantar e inspirar pessoas que não tem muito contato com o universo potteriano. Recomendo muito essa biografia e uma coisa é certa: J. K. Rowling é um gênio! Quero ser como ela quando crescer!
Título: J. K. Rowling: uma biografia do gênio por trás de Harry Potter
Título Original: J. K. Rowling – a biography (2003)
Autor: Sean Smith
Ano: 2003
Páginas: 175
Editora: Sextante
Tradução: Carlos Lineu da costa, Flávia da Rocha Pinto e Iva Sofia Gonçalves Lima
3 comentários:
J.K é uma mulher de muita garra e de um talento que eu tenho inveja rs ^^
Estou ansiosa pelo novo livro dela e espero que não seja muito erótico ou algo do tipo.
Faz muito tempo que foi lançado e eu nunca tinha ouvido falar.
Bianca
Um Universo Fantástico
Realmente por tudo o que viveu, a autora merece o sucesso que alcançou!!
Realmente Rowling merece toda a fama que tem, é graças a ela que amo ler , especialmente livros de fantasia. Tenho muito o que agradece-la! Pois é Bianca esse novo livro dela promete ser mais um sucesso, e se você chegar a ler essa biografia vai notar um trecho interessante: a primeira vez que J. K. Rowling se aventurou a tentar escrever foi um romance para adultos, quando ainda estava em Exter!
Abraços
Postar um comentário