Título: Criaturas da Noite
Título original: Creatures of the Night
Autores: Neil Gaiman (roteiro) e Michael Zulli (desenhos)
Ano: 2006
Páginas: 60
Editora: Ediouro
Tradução: Adriana Falcão e Tatiana Maciel
É incrível como pequenas histórias podem ser muito mais impressionantes do que supostos épicos. É assim em Criaturas da Noite, graphic novel do cultuado escritor Neil Gaiman e do desenhista e pintor britânico Michel Zulli.
Apesar dessa obra só conter duas histórias curtas sobre as tais criaturas que habitam a noite, originalmente publicadas em prosa no livro Fumaça e Espelhos, as histórias são bem instigantes. Elas com certeza poderiam ser mais exploradas, ampliadas, mas essa com certeza não era a intenção do autor, que preferiu deixar por conta do leitor preencher as lacunas das histórias.
A primeira história, O Preço, trata de gatos. Confesso que tenho um interesse pessoal no assunto. Desde que me lembro minha casa vive rodeada de felinos e eu sempre achei eles meio assustadores, ou no mínimo misteriosos, com seus grandes olhos amarelos. Gaiman atribui uma aura poderosa ao gato de sua narrativa e acaba desmerecendo o mal prestígio que estas criaturas muitas vezes têm.
A Filha das Corujas, o segundo conto, é bem menos conclusivo. Sinceramente fiquei um pouco frustrado. A aura de mistério que ronda toda a narrativa o mesmo tempo que deixa tudo mais interessante traz a sensação de que o Gaiman deixou de contar uma parte muito importante da história.
Criaturas da Noite foi indicado ao Eisner Awards, considerado o Oscar dos quadrinhos. Ainda não li a obra mais famosa de Gaiman, Sandman, mas esse pequeno livro já me deixou com o sentimento que estou perdendo muito em não ler a obra. Talvez em breve vocês leiam uma resenha de Sandman aqui.
0 comentários:
Postar um comentário