sábado, 15 de fevereiro de 2014

Coletânea O Outro Lado da Cidade no Catarse

O Outro Lado da Cidade é um projeto de coletânea e concurso literário de contos de fantasia urbana financiado coletivamente (crowdfunding).

O concurso que escolheu os contos que farão parte do livro já rolou e foram escolhidos oito contos de autores diferentes. Além desses autores foram convidados mais duas autoras, Bárbara Morais e Ana Cristina Rodrigues, para completar os dez contos que estarão no livro.

Mas se você quiser apoiar o projeto ainda dá tempo. Conheça mais sobre o projeto e os autores no site O Outro Lado da Cidade e apoie o livro no site Catarse. O projeto encerra as doações dia 14 de março e já atingiu mais de 50% da meta.

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

A Cor da Magia, de Terry Prattchet


O mundo não é redondo mas plano e o sol gira em torno de nós. Na verdade o planeta é suspenso sobre as costas de quatro elefantes gigantescos que sustentam o mundo nas costas de A’Tuin a Tartaruga que carrega o planeta em seu casco enquanto vaga pela imensidão do universo. Isso parece absurdo não? Mas é nesse universo de improbabilidades infinitas que Terry Prattchet narra as mais loucas aventuras do universo do fantástico, em uma série que foge do comum em relação aos livros de fantasia. Bem-vindo ao Discworld, onde o improvável, é mais improvável ainda.

A Cor da Magia tem em seu objetivo central ambientar o leitor no imaginário de Prattchet, e nos mostrar como as coisas funcionam no Discworld, o que não dá muito certo, pois a toda hora você é pego de surpresa com as coisas mais absurdas e hilárias e começa a entender que nada em Discworld segue uma regra, as leis da ciência que se aplicam a nós aqui na Terra não seguem a ordem natural das coisas nesse mundo, a não ser a Octarina, a oitava cor do espectro do arco-íris que está sempre relacionada à Magia.

O livro inicia-se com o incêndio da cidade de Ankh Morpork (uma coisa engraçada no nome dessa cidade, por que em inglês soa como “More Pork”, “Mais Porco”) o que faz sentido, pois é um lugar cheio de feiticeiros, ladroes, espiões, assassinos e trambiqueiros sem o mínimo escrúpulo, onde até as baratas roubam dos ratos. E aqui é onde os nossos protagonistas entram, Rincewind, o mago fracassado que só sabe um feitiço e não se lembra dele, o turista Duasflor, para que tudo está na mais perfeita ordem, a mala-bagagem do turista, cheia de pernas que anda sozinha e morde! E o bárbaro, cheio de músculos e quase sem cérebro Hrun, que compensa a fala de inteligência com um imenso talento para lutas (até dormindo!). Ah, e também o Morte, que apesar de aparecer pouco adorei suas passagens apressadas e bem humoradas no encalço do mago Rincewind. E assim, esse primeiro livro transcorre focando nas desventuras desses inigualáveis personagens ao longo da paisagem fora do comum do Discworld, indo até a Borda do Mundo onde se metem nas mais inusitadas encrencas.

O que mais gostei em Discworld, além de fugir do convencional na fantasia, que é a patota de heróis lutando pra salvar o mundo, foi a maneira como Prattchet usa de situações inusitadas, desde coisas corriqueiras ao desastre iminente pra fazer o leitor se deliciar com o mais fino humor já visto nos livros de fantasia. O leitor realmente ri na cara do perigo em certos momentos. O autor não necessita de lutas épicas para prender o leitor, apesar de fazer isso com maestria em algumas passagens.

A Cor da Magia tem inúmeras criações do autor despejada em suas poucas 231 páginas, o que pode deixar o livro meio confuso, e uma coisa que não curti muito foi a mudança brusca de cenários em alguns momentos. Mas nada disso tira o encanto dessa obra divertida e original. A série tem em torno de 30 livros publicados no exterior, uma pena que aqui no Brasil a Conrad lançou apenas 13 e por alguma infelicidade nem continuou a publicação dos outros e nem relançou as antigas edições que encontram-se esgotadas.

Então, pra quem quiser fugir da mesmice dos livros de fantasia, Discworld é uma boa pedida, é diversão na certa, muitas risadas, situações hilárias e uma história surpreendente o aguarda!

Título Original: The Colour of Magic
Ano: 1983
Editora: Conrad
Páginas: 231