segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Espíritos de Gelo, de Raphael Draccon

espiritos-de-gelo

O brasileiro Raphael Draccon ganhou fama e notoriedade com sua série de fantasia Dragões de Éter e foi um dos autores que ajudou a fantasia nacional alcançar um patamar nunca antes visto no Brasil. Em Espíritos de Gelo ele ainda trilha no caminho da fantasia só que com uma pegada mais underground e uma temática mais adulta com sexo, drogas e Rock ‘n Roll.

Assim como em Dragões de Éter, Draccon se valeu de um conto conhecido como pano de fundo para esse seu novo romance, só que diferente da sua série épica dessa vez não foi um conto infantil e sim a velha lenda urbana da Banheira de Gelo. Um homem que acorda de repente acorrentado em uma sala escura com três caras masoquistas que usam e abusam da violência extrema para fazer com que o cara relembre como foi parar em uma banheira de gelo e sem um dos rins. Assim basicamente se desenvolve a narrativa do livro e a cada vez que era agredido a tal pessoa (uma coisa interessante é que o autor não nomeia o personagem principal) vai aos poucos se lembrando de fatos do passado e o livro então é pontuado por flashbacks.

Confesso que não gostei muito de Espíritos de Gelo. O livro não conseguiu me prender muito, mais claro que a escrita de Raphael Draccon continua ótima, só que o tema do livro não foi muito atraente na minha opinião. Quando vi que o livro trataria da lenda da banheira de gelo pensei que ela seria abordada de uma maneira bem sombria e aterrorizante, mas o que vi foi um livro que trata basicamente de um único tema: sexo! E da maneira mais exagerada e machista que já vi. A história também é meio clichê envolvendo um clube privê, com um guru velho liderando o “clube da suruba” com ricaços cheios de manias estranhas e muitos rituais absurdos envolvendo sexo e uma espécie de religião oriental, o que me lembrou bastante um filme do Stanley Kubrick intitulado De Olhos Bem Fechados (Eyes Wide Shut) estrelado por Nicole Kidman e Tom Cruise do qual nunca gostei.

Contrariando muito a opinião geral sobre esse romance o final foi a melhor parte do livro, que me surpreendeu bastante e é onde a fantasia é notada na história e as referencias a cultura pop não foram tão exageradas assim.

Bem, quem está acostumado com Dragões de Éter com certeza irá se surpreender com esse lado adulto e sem nenhum pudor de Raphael Draccon. Alguns podem gostar, outros nem tanto, mas uma coisa é inegável: o incrível talento que o autor tem em reinventar histórias!… Estou louco pra ler seu novo livro, Fios de Prata: Reconstruindo Sandman!

Título: Espíritos de Gelo
Autor: Raphael Draccon
Ano: 2011
Páginas: 176 p.
Editora: LeYa Brasil

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Divergente, de Veronica Roth

111562410SZ

 

Uma escolha decide quem serão seus amigos e define quais serão suas crenças, uma escolha pode te transformar...

Num cenário distópico, em uma Chicago futurista a sociedade foi dividida em cinco facções: Abnegação, Amizade, Audácia, Erudição e Franqueza. Cada uma dessas facções tem um papel a cumprir e todas se unem para evitar guerras e conflitos entre si já que pessoas de facções diferentes evitam criar laços de convivência. Não pertencer a uma facção torna a pessoa praticamente invisível para a sociedade, os sem facções vivem feito mendigos, sem um lar e sem amigos.

Todos os jovens ao completar 16 anos são obrigados a passar por um teste de aptidão para terem uma idéia sobre a qual facção eles realmente pertencem e logo em seguida numa cerimônia de iniciação eles devem tomar a decisão que mudará a vida deles para sempre, devem escolher se permanecem na facção em que nasceram ou se querem ser transferidos para alguma delas que eles sentem que fazem parte.

Beatrice cresceu na Abnegação e desde nova aprendeu que seu dever como membro dessa facção seria abnegar da vaidade e de suas próprias vontades para colocar a vontade dos outros na frente. Assim como todos os jovens da sua idade ela fica nervosa no dia do teste de aptidão e tem medo do que ele pode revelar, ele sente que pertence a abnegação, mas de alguma forma estranha ela também sente que pode fazer parte de qualquer outra o que seria impossível já que as pessoas só podem pertencer a uma. Então no dia de seu teste algo dá errado e ela acaba não sendo indicada para uma facção especifica e acaba descobrindo que é uma divergente. Sua avaliadora diz que ser uma divergente é extremamente perigoso e a aconselha esconder esse resultado.

Sem entender o que é ser divergente e sem conseguir muitas respostas de sua avaliadora, Beatrice volta pra casa intrigada e sem saber qual decisão vai tomar no dia seguinte na cerimônia de iniciação. Quando a hora chega, ela parece estar decidida a continuar em sua facção de nascença, mas um ímpeto forte em sua mente faz com que ela faça outra escolha, uma escolha que vai mudar seu modo de enxergar as coisas e transformar drasticamente a sua vida.

Divergente traz uma trama onde as escolhas das pessoas nunca foram tão importantes em suas vidas como são na atual situação em que vivem. Um olhar futurista para o destino do nosso mundo que surpreende pela criatividade, e pela voracidade dos acontecimentos. A divisão das facções e as características das pessoas que vivem nelas são marcantes e bem reais, a idéia de separar as pessoas pelo modo como elas pensam e agem é fascinante e ao mesmo tempo assustadora, imagine só conviver com pessoas que só falam a verdade o tempo todo, ou então com pessoas que não pensam e si próprias apenas nos outros, seria uma tortura em minha opinião. No decorrer da historia vamos entendendo bem como funciona essa divisão e o que significa ser um divergente e as conseqüências fatais que isso causa. Somos introduzidos também numa das facções, a que a Beatrice escolhe pra viver, e descobrimos sobre os testes de iniciação que eles aplicam nos novos membros. O ritmo é eletrizante e as reviravoltas que a historia da são de tirar o fôlego e quando você vira a ultima pagina o desespero e a ansiedade pela seqüência é enorme.

Para entender melhor como funcionam e pensam cada facção abaixo segue a descrição de cada uma.

Audácia: Os membros dessa facção são corajosos, ousados e por muitas vezes imprudentes. Sabem lutar e atirar muito bem e são os responsáveis por proteger a cidade.

Amizade: Os membros são pessoas bondosas e pacificas. Essa facção não tem um líder em si, todas as decisões são tomadas em conjunto. São os responsáveis pela agricultura e é na amizade que se encontram os únicos artistas.

Abnegação: Os membros se esforçam ao máximo para ajudar ao próximo e evitam chamar a atenção, são altruístas e ficaram responsáveis pela política e as decisões que atingem todas as facções partem deles.

Erudição: Valorizam o conhecimento acima de tudo, evitam conflitos por serem muito calmos. Dessa facção saem os professores e cientistas.

Franqueza: A verdade reina nessa facção. Os membros dela acreditam que ao serem francos uns com os outros eles evitam muitas complicações. Eles são os responsáveis pelas leis da sociedade.

Esse é um livro maravilhoso e me encantou bastante. Sendo muito comparada a trilogia “Jogos vorazes” a historia de Divergente é tão boa quanto e algumas pessoas dizem ser até melhor. O sucesso que está fazendo entre os leitores é enorme e merecido, rumores de uma adaptação cinematográfica começaram a surgir e já estão até fazendo votações sobre os possíveis atores. Indico muito essa leitura e creio que muitos vão se sentir verdadeiros divergentes embarcando nesse novo mundo.

Título: Divergente

Título original: Divergent

Autor: Veronica Roth

Ano: 2012

Páginas: 502 p.

Editora: Rocco

Tradução: Lucas Peterson

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

O Aprendiz, de Joseph Delaney

As Aventuras do Caça-Feitiço 1

Thomas Ward é um sétimo filho de um sétimo filho  e isso o torna uma pessoa especial. Ele tem habilidades únicas que somente esse tipo de pessoa possui e tem a oportunidade de se tornar aprendiz de um caça - feitiço. O caça - feitiço tem como dever, livrar o condado de seres sombrios e obscuros como ogros, fantasmas, sombras, bruxas, etc...
Esse futuro não é exatamente o que Thomas desejava para sua vida, mas sendo um sétimo filho suas opções de arranjar outro emprego são quase nulas já que seu irmão mais velho ficará com a terra de seu pai e os outros 5 conseguiram empregos com os amigos no condado restando então, apenas esse trabalho árduo e arriscado. E para aumentar a infelicidade do garoto esse serviço não é bem visto pela população, apesar de ser uma tarefa de extrema importância e utilidade o caça - feitiço é uma presença indesejada e isso faz com que a sua vida seja solitária. Thomas sabe que não terá amigo nenhum.
Então Thomas é entregue aos cuidados de seu mestre e atual caça - feitiço o senhor Gregory. Ele é um homem frio, distante e rígido e não da moleza nenhuma para o garoto afinal de contas os aprendizes anteriores a Thomas fracassaram e morreram durante o treinamento, isso desperta medo no garoto mas por outro lado ele se mostra um aprendiz determinado e esforçado.Durante o seu primeiro mês de treinamento Thomas conhece Alice uma garota misteriosa que o ajuda num dia, mas pede em troca um favor que ela virá a pedir futuramente e ele concorda com esse termo, foi o primeiro erro dele. Alice na realidade é sobrinha de uma bruxa que planeja despertar outra bruxa muito perigosa e poderosa chamada Mãe Malkin que esta aprisionada na casa do caça - feitiço onde ela não tem como entrar e pretende usar o jovem aprendiz para conseguir o seu objetivo. Thomas acaba caindo na armadilha de Alice e sua tia e inocentemente acaba libertando a terrível bruxa e se vê frente a frente com seu primeiro desafio, colocando em risco a população do condado e a seqüência do seu treinamento.
“O aprendiz” é apenas o primeiro livro de uma serie intitulada “As aventuras do caça - feitiço” e ele serve como a introdução a uma historia que promete grandes surpresas e reviravoltas. A narrativa é rápida, os acontecimentos são surpreendentes e os personagens principais são muito cativantes e misteriosos principalmente o senhor Gregory e Alice. Joseph Delaney consegue prender o leitor com sua escrita e faz com que fiquemos extremamente curiosos sobre os próximos livros. O grande sucesso da série acarretará num filme que já está sendo filmado, agora é só esperar e ver como essa historia incrível vai ser adaptada para as telonas.


Título: O Aprendiz
Título original: The Spook’s Apprentice
Autor: Joseph Delaney
Ano: 2011
Páginas: 224 p.
Editora: Bertrand
Tradução: Lia Wyler

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Desastre, de S.G. Browne

 

Quantas vezes na vida não paramos para pensar no destino e chegamos à conclusão de que ele gosta de brincar com a vida das pessoas? Pois não duvide que ele realmente possa, ou melhor dizendo, não duvide que ela possa, pois de acordo com S.G.Browne destino é uma bela mulher que sempre está vestida de vermelho e disposta a tudo.

Nesse livro somos apresentados a uma mitologia única onde os sentimentos, os pecados, os valores e os caminhos dos seres humanos são guiados por seres egoístas, excêntricos e irresponsáveis. Essas entidades vivem ocultas entre nós vestidas em suas respectivas roupas humanas. Essas roupas são corpos humanos criados especialmente para que eles possam viver no mundo humano sem serem notados. Eles têm ainda que seguir a risca algumas regras como, por exemplo, a mais importante delas: Não se envolva com humanos.

O narrador da historia é Fado, um imortal responsável por designar aos homens as suas sinas e que mantém um relacionamento conturbado com Destino, pois sim destino e fado são duas coisas totalmente diferentes. Ele vive num apartamento de luxo em Nova York e veste uma atraente roupa humana, seus problemas começam quando ele se vê apaixonado por sua vizinha e ele passa então a deixar de cumprir suas tarefas e bagunçando o destino das pessoas e deixando as entidades superiores loucas. Então Fado se vê envolvido numa situação complicada pondo em risco a sua imortalidade, o seu cargo e o seu amor.

Eu sinto que esse livro deveria ter mais páginas, pois esse universo novo e delicioso que S.G. Browne criou é muito viciante. A narrativa é leve e engraçada, os personagens são cativantes e muito interessantes, conhecemos algumas entidades importantes como a Gula, o Carma, a Morte que chega a ser bem simpático e até mesmo Deus que no livro é chamado de Jerry. Toda a história do Fado gira em torno desse amor que ele nutriu pela sua vizinha humana e as consequências que isso causa, ele vai até o limite pra lutar por aquilo que ele deseja e descobre que lidar com humanos consumistas e superficiais não é tão fácil como ele imaginava e que Jerry é sempre imprevisível.

Indico muito essa leitura e aposto que ao terminar o livro você vai ficar surpreso e desejando muito mais!

Título: Desastre

Título original: Fated

Autor: S.G.Browne

Ano: 2010

Páginas: 272 p.

Editora: Leya

Tradução: Inês Pimentel

domingo, 14 de outubro de 2012

Abraham Lincolm: Caçador de vampiros, de Seth Grahame – Smith

clip_image002

O que me chamou atenção nesse livro primeiramente foi à capa (que nem é tão bonita assim) e depois a premissa do livro de juntar vampiros e Abraham Lincoln na mesma historia.

Eu particularmente sempre me interessei pela trajetória desse presidente então quando vi um livro que contaria a historia dele minha animação foi total, mas daí estava escrito abaixo do nome Abraham Lincoln o titulo ‘’Caçador de vampiros’’ e o receio tomou conta de mim. Será que isso deu certo? Será que esse não seria apenas mais um livro de vampiros? Eu paguei pra ver e não me arrependi. O livro conta toda a trajetória da vida do 16° presidente dos EUA, mostrando acontecimentos verídicos da historia misturados com relatos muito criativos sobre as suas caçadas secretas.

Desde criança a vida de Abe (ele é chamado assim na maior parte do livro) é amaldiçoada com a presença desses seres malignos que não medem esforços para conseguir alimento e poder. Motivado por um ódio nutrido ao longo dos anos por esses seres, Abe parte rumo a uma vingança desenfreada e sem preparação nenhuma contra inimigos que ele não conhece direito, e por ironia do destino acaba conhecendo nada mais nada menos que um vampiro disposto a treiná-lo e ajudá-lo a destruir os seus iguais. E a historia vai seguindo assim, com Abe levando sua vida aparentemente normal de dia e caçando a noite, seguindo as dicas que seu aliado inesperado lhe envia regularmente. O ritmo é perfeito, você não fica entediado em nenhum momento da leitura e fica ávido por saber mais sobre o Abe e mais sobre os vampiros.

clip_image003A característica mais forte da escrita do autor, Seth Grahame-Smith, é a sua habilidade de juntar o real com o imaginário tornando aquilo muito convincente. Por diversas vezes eu me pegava imaginando se realmente não existiam vampiros e se eles não estariam convivendo com a humanidade disfarçadamente e arranjando uma forma obscura de sobreviver e se alimentar.

O sucesso mundial do livro foi tanto que resolveram adapta-lo para o cinema e recentemente o filme que tem o mesmo nome que o livro foi lançado.

Eu assisti e fiquei muito decepcionado com o resultado, esperava algo um pouco mais fiel e menos exagerado, mas esse é o grande problema de ir ao cinema ver uma adaptação de algum livro, criamos muita expectativa em cima da coisa toda. Mas não posso desmerecer o trabalho de ninguém, pois é um filme que atraiu e conquistou muitas pessoas que não tiveram a oportunidade ou não quiseram ler a obra.

Título: Abraham Lincoln: Caçador de vampiros

Título original: Abraham Lincoln: Vampire Hunter, 2010       
Autor: Seth Grahame - Smith

Ano: 2010

Páginas: 336 p.

Editora: Intrínseca

Tradução: Alexandre Barbosa de Souza

Bem vindo Éder!!!

 

ederA Partir de agora o blog Fantasia BR conta com mais um colaborador também amante de literatura e cultura relacionada ao universo fantástico, meu amigo Éder Duarte! Eu o convidei ele aceitou e a partir de hoje o fantasia BR conta com um trio de autores.  Espero que apreciem o trabalho do nosso novo membro assim como nós apreciamos!

 

“A qualidade nunca é casual é sempre resultado de sério propósito, esforço sincero, orientação inteligente e execução hábil, representa a escolha mais sábia dentre muitas alternativas”  Willa A. Foster

sábado, 6 de outubro de 2012

Coisas Frágeis 2, de Neil Gaiman

Como vocês sabem o livro Fragile Things do Neil Gaiman foi dividido no Brasil em dois volumes. Essa resenha se refere apenas ao segundo volume.

Como resultado dessa divisão do livro original em dois volumes uma coisa se perdeu. Como o próprio Gaiman comenta no livro ele dedicou muito tempo organizando a ordem mais adequada para os textos, mas os dois volumes não respeitam essa ordem quebrando o efeito imaginado pelo autor.

Ao ler esse livro fica nítida a sensação que os melhores textos foram reunidos no primeiro volume. Não é que nesse livro estejam os contos ruins, mas são os mais fracos comparados aos do primeiro. Com textos mais curtos. Essa parte 2 possui muitos mais contos e inclui também poemas.

Devo confessar que os poemas são a parte mais fraca da obra. Já nos contos Gaiman explorou diversos temas e estilos. Vou destacar aqui os que mais me chamaram a atenção.

Em Noivas Proibidas dos Escravos sem Rosto na Casa Secreta da Noite do Temível Desejo ele nos trás um mundo onde o que é fantasia é tão real e cotidiano que literatura de fantasia é na verdade realista. Um conto bem divertido.

O Cascalho da Lareira da Memória, apesar de ser um conto inconclusivo é apresentado por Gaiman como uma história real, o que deixa, na minha opinião, bem mais interessante. Em Hora de Fechar, segundo ele, também somos apresentados a pessoas e lugares reais com nomes alterados. É um conto instigante.

Pó Amargo foi um dos contos que mais me agradou nesse volume. Um cara decide sair de sua rotina e vamos vendo os estranhos fatos que se sucedem. O conto acabou e eu precisei de um tempinho pensando sobre ele. Olhei novamente o inicio do conto e só ai minha ficha caiu e eu pude entender o que houve. Como disse, um dos melhores desse volume.

Sempre imaginei como seria o inferno e principalmente as torturas por quem os condenados teriam que passar. Em Os Outros Gaiman nos apresenta um inferno muito perturbador, mas também muito criativo.

Uma história que veio de um pesadelo também está presente nesse livro. Quem Alimenta e Quem Come já foi quadrinho e roteiro de filme antes de ser um conto. Também está entre minha favoritas desse volume.

Gaiman prova que continua sendo um dos mais inventivos escritores vivos. Apesar dos pesares da edição brasileira, recomendo Coisas Frágeis para quem quiser ler boas estórias sem ter que se comprometer com romances gigantescos. É sempre bom ter um Gaiman na bolsa ou mochila.

Título: Coisas Frágeis
Título original: Fragile Things (2006)
Autor: Neil Gaiman
Ano: 2010
Páginas: 166
Editora: Conrad
Tradução: Michele de Aguiar Vartuli