segunda-feira, 23 de abril de 2012

Ruas Estranhas, editado por George R. R. Martin e Gardner Dozois

CdPF_capa_RUAS_ESTRANHAS_partido 005b

Ruas estranhas é uma coleção de 16 histórias fantásticas urbanas onde os editores George R. R. Martin e Gardner Dozois reúnem grandes nomes da literatura como Charlaine Harris da série True Blood, Conn Iggulden, Glen Cook, Patricia Briggs, Diana Gabaldon e outros autores de destaque.

Nessas histórias nascidas da imaginação de escritores vencedores dos prêmios mais importantes do gênero, eles exploram mundos de vampiros sedutores, lobisomens assustadores, espíritos que ajudam humanos a solucionar mistérios, demônios, zumbis e outras criaturas que habitam nossos pesadelos.

Cuidado! O perigo está ao final de cada esquina.

Orelha de "Ruas Estranhas":

Na introdução desse livro George R.R. Martin define a fantasia urbana não apenas como um gênero onde a ambientação metropolitana e os problemas contemporâneos se tornam quase personagens de narrativa, mas sim como uma criança bastarda nascida da curiosa junção entre o gênero do horror e do mistério.

Dos romances sombrios de Neil Gaiman aos bruxos de Harry Potter, da realidade virtual cyberpunk de Matrix até as cidades interioranas de um episódio de Supernatural, a semente desse estilo costuma estar lá. Essas histórias demonstram o choque de realidades entre personagens que acreditavam levar uma vida ordinária, sem imaginar o submundo por trás de ruelas escuras, ou os conflitos naturais gerados pelo contato de uma pessoa comum com elementos paranormais.

E é através desses elementos que George R.R. Martin e Gardner Dozois comandam um time contendo alguns dos escritores mais premiados do mundo no gênero fantástico. Neste livro em suas mãos, vampiras, zumbis, bruxos, lobisomens, demônios, caçadores (fajutos) de fantasmas e tudo o mais que possa sair da mente criativa de grandes autores saltam em histórias deliciosamente sombrias, que apresentam o melhor do gênero através da benção do autor mais importante da atual literatura fantástica.

Percorram essas ruas estranhas e vejam onde elas terminam, é o lhes é pedido na introdução. A caminhada solitária pode lhe assustar a princípio, mas você estará muito bem acompanhando no trajeto. No fim da jornada você descobrirá que ruas estranhas na verdade começam simplesmente na realidade.

Mas terminam na melhor parte da sua imaginação.

Raphael Draccon

Sobre os editores dessa coletânea:

George R. R. Martin trabalhou dez anos em Hollywood como escritor e produtor de diversas séries e filmes de grande sucesso. Autor de diversos best-sellers nos EUA e na Europa, foi em meados dos anos 1990 que Martin deu início a sua mais importante obra: As crônicas de gelo e fogo. É a saga de fantasia mais vendida dos últimos anos, vencedora de diversos prêmios, e que agora também se torna uma grande produção da HBO.

Gardner Dozois é autor de ficção científica e editor. Comandava a revista de ficção científica Asimov’s Science Fiction e ganhou diversos prêmios como o Hugo e Nebula, tanto como editor quanto como escritor.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

A Morte da Luz, novo livro de G. R. R. Martin, já está em pré-venda

Já está em pré-venda no site da Livraria Saraiva um novo livro do autor da série As Crônicas de Gelo e Fogo, A Morte da Luz. O livro na verdade foi lançado originalmente em 1982, mas só agora chega ao Brasil. Segundo o site a previsão de lançamento é 03 de maio de 2012.

A Morte da Luz, G. R. R. Martin

Primeiro livro escrito por George R. R. Martin, autor da renomada série "Crônicas de Gelo e Fogo" foi premiado com os principais prêmios do mundo de fantasia e ficção científica. Desde essa primeira história o autor já mostra o que o tornaria mundialmente famoso, seus personagens que não são nem vilões, nem heróis, mas sim seres complexos como todos nós.
Um planeta está prestes a morrer, seu caminho se afasta das estrelas que trazem vida àquele lugar. Suas 14 cidades, construídas rapidamente quando o planeta passou por perto de uma grande estrela, também estão moribundas.
Worlorn não é o planeta que Dirk t’Larien imaginava, e Gwen Delvano não é mais a mulher que conhecera. Ela está ligada a outro homem e a esse planeta moribundo preso no crepúsculo, seguindo em direção à noite sem fim. Em meio à paisagem desoladora, há um violento choque de culturas, no qual não há códigos ou honra e uma batalha se espalhará rapidamente.

Visite o site da loja para comprar na pré-venda o livro A Morte da Luz.

terça-feira, 17 de abril de 2012

A Tormenta de Espadas, de George R. R. Martin

3. A Tormenta de Espadas

O perigoso Jogo de Tronos continua e a disputa pelo cobiçado Trono de Ferro nunca esteve tão acirrada! Nesse terceiro volume da aclamada série As Crônicas de Gelo e Fogo (A Song of Ice and Fire) George R. R. Martin mostra de verdade a que veio e brinca descaradamente com os sentimentos do leitor a cada pagina virada. Entrar de cabeça no universo de As Crônicas de Gelo e Fogo é algo perigoso, e isso nunca esteve tão evidente como na leitura deste terceiro volume. Aconselho a todos a prepararem o coração, pois fortes emoções é o que não faltarão. Do mais profundo deslumbramento ao mais puro ódio mortal são alguns dos sentimentos que você sentirá ao ler este livro.

O caos impera em Westeros e o reino sangra. Por todos os lados vemos as consequências da sangrenta disputa de poder. Enquanto o segundo volume A Fúria dos Reis focava mais as tramoias e maquinações políticas A Tormenta de Espadas mostra também o lado do povo nesse embate de reis, as decorrências por eles sentidas e o que fazem para sobreviver em meio a essa tempestuosa guerra.

Depois da batalha final no volume II vimos que novas alianças foram feitas e a intitulada Guerra dos Cinco Reis já vislumbra um vencedor. Os Lannisters resistem em Porto Real, mais ainda o Jovem Lobo apresenta uma perigosa ameaça no Norte, e para vencerem de vez essa guerra precisam derrotá-lo a todo custo.

A palavra da vez em A Tormenta de Espadas é traição! Esqueça tudo o que você pensou ou espera que aconteça em As Crônicas de Gelo e Fogo, pois essa série acabou revelando-se não ser nada previsível! Personagens que você odiava com toda a sua força você começa a sentir uma certa empatia e outros que você amava agem tão burramente que você passa a odiar! Nesse volume tudo desanda num virar de páginas. Martin não tem o mínimo escrúpulo em matar quem quer que seja.

Nesse volume III o rei Joffrey continua tão mal que deixa Lord Voldemort e até Darth Vader parecerem criancinhas choronas, e olha que o moleque só tem 13 anos. Sua mãe, Cersei Lannister nunca esteve tão escrota quanto neste livro, só que cheia de classe é claro, mais é muito bom vê-la submissa ao pai, Lorde Tywin! Tyrion, O Cara, em A Fúria dos Reis prova agora o verdadeiro sabor da palavra ingratidão, depois de ter salvo Porto Real inteira, o Anão vê a sua preciosa vida ameaçada, e esta ameaça vem dos seus próprios parentes leões! Daenerys começa a agir como uma verdadeira Conquistadora mais quanto mais demorará para ela retomar Westeros, como fez seu antepassado Aegon, o Conquistador? nossos amados personagens, os filhos de Ned Stark, continuam a sofrer como era de se esperar!

A Tormenta de Espadas é um verdadeiro épico fantástico em todos os sentidos, só lendo mesmo para saber! Maior e melhor, gigantesco e cheio de reviravoltas, o livro pode ser enorme com suas 880 páginas, mas nunca chega a ser cansativo, muito pelo contrário, você não vai querer larga-lo até encerrar, e cada capitulo termina de maneira incrível, as vezes revoltante, as vezes gratificante, mas sempre de tirar o fôlego!

Título: A Tormenta de Espadas (A Storm of Swords, 2000)
Autor: George R. R. Martin
Ano: 2011
Páginas: 880
Editora: Leya
Tradução: Jorge Candeias

sábado, 14 de abril de 2012

Perfeitos, de Scott Westerfeld

Perfeitos de Scott Westerfeld

Tally é muito azarada. Por mais que essa garota se esforce, tudo sempre dá errado para ela. Isso não é diferente em Perfeitos.

(Cuidado: spoilers do livro anterior.)

Tally tornou-se perfeita, como prometido em Feios, o livro anterior. Agora ela é exatamente como os outros perfeitos, linda e avoada. O que acontece é que a operação para tornar-se perfeita também inclui uma lavagem cerebral. Já esquecida do motivo de ter se entregado para operação, Tally agora tem uma nova vida, cheia de baladas e glamour, e é nessa vida que a maior parte do livro está centrada.

Ela quer entrar para os Crims, um grupo de perfeitos que é conhecido por estar sempre aprontando em Nova Perfeição. Zane, o líder dos Crims, é um personagem chave nesse livro, levando Tally a desobedecer várias regras. É claro que por isso ela logo começa a chamar atenção da terrível Dra. Cable e dos outros Especiais.

Como era de se esperar, o grupo rebelde Enfumaçados vai atrás dela para lhe entregar a cura para a operação, mas ela já não lembra bem de sua vida como feia, nem que precisa ser curada.

Ao longo do livro o autor também nos dá novas informações sobre como o mundo chegou ao estado atual e do desastre que desencadeou essa mudança, o que eu achei muito bom, pois o livro anterior deixou muito a desejar nesse aspecto. Como já tinha sido dito em Feios, tudo foi resultado da ganância e egoísmo humano, mas o livro dá fortes indícios de que a catástrofe global foi proposital. Espero que esse aspecto seja mais explorado nos próximos livros, pois é uma parte que da história que me deixou curioso.

O novo ponto de vista que o livro nos dá, o de uma perfeita, torna mais completo nossa compreensão sobre o funcionamento de Nova Perfeição, mas ao mesmo tempo provoca estranheza. Ver Tally ter se tornado tão fútil é um pouco desagradável.

Muito mais que no livro anterior, as escolhas de Tally tiveram consequências desastrosas. Ela  é uma personagem muito real. Não dá pra ser hipócrita questionando as suas escolhas, sendo que a grande maioria de nós faria o mesmo. Sempre preferimos escolher os caminhos mais fáceis, como quando ela estava em dúvida sobre a cura e aceita dividir o fardo. E mesmo quando ela faz a coisa certa tende a ter que trair a confiança de alguém, como a sua escolha no final do livro.

Confesso que sou fascinado pela construção de Westerfeld para sua protagonista. Ele faz com que nós tenhamos raiva dela, sem podermos realmente ódia-la. Ela é parecida demais com nós mesmos, para que façamos isso.

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Game of Thrones – 1ª temporada

Game of Thrones poster1

Essa semana a segunda temporada de Games of Thones estreou na HBO, e por isso resolvi relembrar da primeira parte dessa história épica, baseada na série de livros As Crônicas de Gelo e Fogo.

A primeira temporada de Games of Thones foi bastante fiel a obra de George R. R. Martin. Mais que isso, ela até me ajudou a entender algumas passagens do livro que não haviam ficado claras para mim.

A história é a mesma do livro. Nos Sete Reinos de Westeros, Jon Arryn, a Mão do Rei Robert Baratheon, morreu e agora o Rei quer passar o cargo para Eddard "Ned" Stark, Senhor de Winterfell, Guardião do Norte e amigo do Rei. Ned não quer receber a honra de ser a segunda pessoa mais importante do reino pois sabe como o reino funciona a base de intrigas e traições, mas o Rei não lhe deixa escolha. Assim, e cheio de desconfianças sobre a morte da ultima Mão, Ned parte para o sul para assumir o cargo.

Na Muralha, uma imensa barreira que protege os Sete Reino dos estranhos selvagens e criaturas das "terras sem lei" ao norte, estranhos desaparecimentos ocorrem e vários indícios indicam que os antigos e terríveis Outros, considerados por muitos apenas lendas, estão retornando.

Enquanto isso, do outro lado do Mar Estreito, na Cidade Livre de Pentos, Daenerys Targaryen é forçada pelo irmão Viserys a casar-se com Khal Drogo, um grande guerreiro comandante de um exercito de guerreiros nômades dothraki. Viserys pretende usar em troca pela irmã, o exercito do cunhado para reconquistar o Trono de Ferro de Westeros, que sua família perdeu para Robert, com ajuda de Ned.

Game of Thrones poster2

O inverno está por vir é o lema da Casa Stark e ao que tudo indica, eles não poderiam estar mais certos. Cada Casa tem um lema e um brasão que a caracteriza. As principais casas para acompanhar nessa temporada são: Stark, que tem como símbolo um lobo gigante num fundo branco ; Baratheon, a casa real que possui como símbolo um veado negro coroado num fundo dourado e o lema “A Nossa é a Fúria”; os orgulhosos Lannister, casa da Rainha que tem como símbolo leão dourado em um fundo vermelho e o lema Ouça-me Rugir!; e finalmente os Targaryen, antiga casa real, com apelas dois sobreviventes cujo símbolo é um dragão de três Cabeças num fundo negro e o lema Fogo e Sangue.

O destaque dessa série, além da trama muito bem bolada por Martin, fica por conta dos atores muito bem escolhidos. Não tem como não falar de Peter Dinklage que interpreta o anão Tyrion Lannister, que recebeu merecidamente o Emmy e o Globo de Ouro de melhor ator coadjuvante em série dramática em 2011. O rosto de Sean Bean, que faz o Ned, já é conhecido dos filmes d’O Senhor dos Anéis, mas isso é praticamente esquecido quando as cenas começam e ele entra em ação. Daenerys, ou Danny, personagem mais amada por muitos fãs dos livros, ficou perfeita na pele de Emilia Clarke, mesmo com o probleminha da idade  (a personagem tem apenas 13 anos).

A decepção ficou a cardo das batalhas entre os Stark e os Lannister, que na verdade não são mostradas na série e que fizeram muita falta, pois são algumas das cenas mais tensas dos livros, descritas de uma forma bem humana e real.

Num balanço geral, essa foi uma das séries fantásticas mais cativantes dos últimos tempos. Graças, claro, a cabeça inventiva de Martin, mas também ao trabalho muito cuidado e caprichado da equipe da série. Se ainda não viu essa série você está um ano atrasado no mundo da fantasia, por isso corra que ainda dá tempo de acompanhar a segunda temporada!