quarta-feira, 28 de março de 2012

II Workshop de Escrita de Ficção

Os escritores Oswaldo Pullen e Alexandre Lobão estão lançando a segunda versão do Workshop de Escrita de Ficção, que vai acontecer em Brasília, nos dias 4 a 6 de maio. No local do evento existirão facilidades para abrigar os que vem de fora. O primeiro workshop foi ótimo, com todos os escritores que participaram satisfeitos com as técnicas que lhes eram desconhecidas até o momento.

II Workshop de Escrita de Ficção 2

O evento, ministrado por Oswaldo Pullen e Alexandre Lobão, trará palestras e oficinas com as técnicas utilizadas pelos autores de sucesso nos EUA e na Europa, e que ajudam a organizar e dar coesão ao trabalho de qualquer escritor. Esta é uma oportunidade única para os que desejam aprender os recursos que Dan Brown, Sieg Larsson J.K.Rowling e muitos outros utilizam tão bem e que resultam em livros que, simplesmente, o leitor não consegue parar de ler.

Incrivelmente estas habilidades são pouco conhecidas na América Latina, onde encontramos faculdades para a formação de críticos literários, mas não de escritores.  Nos Estados Unidos e Europa, universidades vêm aperfeiçoando seus cursos para escritores há mais de cinquenta anos, gerando uma tecnologia da escrita que nenhum autor comprometido com a qualidade de seu trabalho pode ignorar.

O uso destes recursos (consolidados no exterior sob o nome de storytelling, ou a arte de contar) se reflete em obras bem estruturadas, coesas e altamente instigantes, que cativam e se tornam em grandes sucessos de venda.  Basta dizer que enquanto a CBL considera que uma obra de autor nacional que venda 20.000 exemplares pode ser considerada um sucesso de vendas, outras, de autores estrangeiros,  como “O Código da Vinci” chegam a centenas de milhares e por vezes, ultrapassam a marca de um milhão de exemplares vendidos aqui no Brasil.

O workshop abrange teoria e exercícios práticos, ajudando o escritor a organizar seu trabalho desde a estruturação inicial da ideia,  conhecida como premissa estruturada, indo passo a passo até a produção das cenas e o seu refinamento.  Esta forma de trabalho evita os erros comuns como pontas soltas na trama, personagens inconsistentes, além dos finais arranjados e sem uma ligação natural com a estrutura da estória, além de evitar o temível “bloqueio de escritor”.

Assim, aspectos ligados ao arco da trama, aos pontos de virada, à estrutura da cena e outros são discutidos e exercitados ao longo do seminário, que também conduz os participantes à construção de personagens consistentes e que falam à alma do leitor.  Como resultado, temos um evento que surpreende por sua efetividade e seus resultados na escrita dos participantes - veja depoimentos em http://workshop.escritacriativa.net.

Ah, e as vagas são limitadas!

II Workshop de Escrita de Ficção
De 4 a 6 de maio, no CCB, 601 Norte, Brasília
Informações e inscrições: http://workshop.escritacriativa.net

Obs.: No CCB também existem instalações, a preço razoável, para as pessoas que desejarem se hospedar por lá.

sexta-feira, 2 de março de 2012

J. K. Rowling: uma biografia, de Sean Smith

jkrowling

A história da vida da criadora do mais famoso personagem da ficção contemporânea parece ser uma história de um filme de Hollywood, mais parecendo ficção do que realidade. Uma mãe solteira e pobre, passando por momentos de desespero para conseguir criar da melhor maneira possível a filha começa a escrever a história de um jovem bruxo em um internato de magia em cafés e bares locais e se torna simplesmente a mais famosa e rica escritora da atualidade. Muita coisa que circulou a respeito de Joanne Rowling é uma distorção do que realmente aconteceu com ela mais bem próximo da realidade. Nessa biografia Sean Smith, por meio de relatos de pessoas que conviveram com Joanne, consegue chegar bem próximo do drama vivido pela famosa autora da série Harry Potter.

Desde a infância a primogênita de Peter e Anne Rowling era fascinada por leitura e desde muito cedo alimentava o grandioso sonho de ser uma escritora. Ela e a irmã Di eram muito unidas e a família vivia relativamente bem em uma cidade interiorana do Reino Unido, nos relatos sobre o crescimento de Joanne, Sean Smith vai mostrando acontecimentos, locais e pessoas que possivelmente influenciaram na saga de Harry Potter. Desde a infância, no interior ate sua temporada na Universidade de Exter onde cursou línguas, vamos conhecendo um pouco mais da vida da escritora favorita de milhões de pessoas.

A alegria da família Rowling não durou muito tempo, pois a mãe de Joanne, Anne, foi diagnosticada com esclerose múltipla quando Joanne tinha 15 anos, esse acontecimento marcaria bastante a vida dela e durante 10 anos Anne sofreu com a doença. Foi só em 1990 que Joanne teve a ideia de escrever Harry Potter durante uma viagem de trem e como fica claro no livro não foi nenhum acontecimento místico, ela simplesmente imaginou um menino em um trem a caminho de uma escola de magia. Porém nesse mesmo ano sua mãe faleceu aos 45 anos de idade, sem saber de Harry Potter e do imenso sucesso que sua filha faria.

Depois disso a vida de Joanne virou de pernas pro ar depois que foi morar em Portugal e lá casou-se com o jornalista tumblr_logx98PmVx1qd9qa2o1_500Jorge Arantes com quem teve uma filha, Jessica. O casamento foi turbulento e durou pouco mais de um ano, Joanne então volta para a Inglaterra com a filha de cinco meses e a partir daí sua vida começa a entrar em desespero, passando por uma lastimável situação financeira necessitando de auxilio do governo e favores de amigos e familiares. Nessa época Joanne entra em depressão. Mais mesmo passando por momentos difíceis ela nunca desistiu de Harry e já que não tinha nada a perder começou a trabalhar intensamente na série e em 1996 Harry Potter e a Pedra Filosofal estava finalizado. Conseguir publicar não foi fácil mais quando a Bloomsbury aceitou seu livro foi a partir daí que a vida de Rowling começou a mudar pra melhor e o resultado final disso já se conhece hoje em dia com a série já finalizada, mais de 500 milhões de exemplares vendidos e 8 filmes de enorme sucesso e Joanne, aliás J. K. Rowling, se tornou a primeira autora da história a ficar multimilionária graças a seu personagem.

A vida de Joanne é marcada por altos e baixos. É uma história tão interessante quanto seus livros, marcada por dor e muito sofrimento, mais também é sobre persistência, e nunca desistir dos seus sonhos e seus valores. Para aspirantes a escritores acho fundamental se conhecer a fundo a historia da mais promissora escritora contemporânea. É realmente inspiradora. Acho que o livro não é só feito para fãs da saga de Potter, a vida de Rowling também pode encantar e inspirar pessoas que não tem muito contato com o universo potteriano. Recomendo muito essa biografia e uma coisa é certa: J. K. Rowling é um gênio! Quero ser como ela quando crescer!

Título: J. K. Rowling: uma biografia do gênio por trás de Harry Potter
Título Original: J. K. Rowling – a biography (2003)
Autor: Sean Smith
Ano: 2003
Páginas: 175
Editora: Sextante
Tradução: Carlos Lineu da costa, Flávia da Rocha Pinto e Iva Sofia Gonçalves Lima

quinta-feira, 1 de março de 2012

Petshop of Horrors [Anime]

PetShop Of Horrors Delicius

Um anime simples e rápido, mas nem por isso menos interessante. Um amigo do Facebook, Douglas Amaranto, que me indicou. Assisti sem esperar muito, mas acabei achando bem legal.

A tal loja de animais do título fica localizada em Chinatown. Pelos episódios ficamos sabendo que essa é uma loja frequentado por pessoas de destaque, como estrelas de cinema e políticos importantes. A maior parte do tempo na loja são vendidos animais comuns. Mas quando o dono da loja, o Conde D, percebe que o cliente está procurando algo especial ele é levado aos fundos da loja e é lá que descobre um animal que nunca imaginou encontrar. Mas para levar o tal bicho ele precisa antes assinar um contrato com instruções muito especificas de como tratar o ficho. Se qualquer um dos termos for descumprido as consequências são terríveis.PetShop Of Horrors Conde D

Um agente da polícia fica obcecado ao perceber a relação de uma série de mortes estranhas com a loja. Todos os mortos haviam comprado bichos na loja dias antes. Mas é claro que ele não consegue provar que o dono da loja tem culpa nas mortes. Obcecado com a ideia de que a loja é um disfarce e que o Conde D na verdade está envolvido com tráfico de drogas, ele não para de investigar. Mas o conde não faz nenhuma questão de esconder nada do detetive, afinal ninguém vai acreditar nele mesmo. PetShop Of Horrors III

Petshop of Horrors não é o melhor anime que eu assisti, mas tem suas qualidades. Uma delas é a criatividade. Os “bichos” são bem interessantes e as mortes muito inusitadas. O Conde D é uma figura, com seu jeito andrógeno, ar misterioso e loucura por doces. É um terror leve,  mas voltado pra fantasia. Como são só quatro episódios, de 23 minutos cada, a gente assiste rapidinho. Vale a pena uma espiada.