quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Livros da Draco para Kindle

2012 é o ano do dragão segundo o calendário chinês. E a Editora Draco prometeu que não deixaria o ano passar em branco e parece que não vai decepcionar.

Draco Kindle

Recentemente ela anunciou a publicação do livro O Baronato de Shoah - A Canção do Silêncio, de José Roberto Vieira, para o Kindle da Amazon. Depois disso os títulos disponíveis nesse formato não param de sair. O catálogo da Amazon já conta com Selva Brasil, do Roberto Causo, Neon Azul, do Eric Novello e alguns contos separados. E ela promete que em breve todo o catálogo da editora estará disponível nesse veiculo e em outros.

Na Amazon os livros estão com o preço promocional de US$ 4,99, um desconto de quase 80% no preço de capa do impresso. Para as livrarias brasileiras a Draco afirma que o ebook custará R$ 9,90, mesmo preço praticado na loja virtual Gato Sabido, que já conta com alguns títulos do catálogo nas versões em EPUB e PDF.

A Draco também promete títulos exclusivamente criados para a distribuição digital, como uma noveleta spinoff de O Baronato de Shoah, com lançamento programado para março de 2012.

Com isso a Draco pretende atingir um maior números de leitores, levando os autores brasileiros pra todos os cantos do mundo.

sábado, 21 de janeiro de 2012

As Brumas de Avalon, de Marion Zimmer Bradley

As Brumas de Avalon - A Grande RainhaAs Brumas de Avalon - O Gamo-ReiAs Brumas de Avalon - O Prisioneiro da ArvoreAs Brumas de Avalon - A Senhora da Magia

Confesso que conheço bem pouco das lendas arturianas. Quase nada li. Mas ao assistir o filme As Brumas de Avalon, baseado na obra de Marion Zimmer Bradley, fiquei simplesmente encantado, e assim fui atrás dos livros. O livro foi publicado pela primeira vez em 1979 e fez o maior sucesso desde então. Se você tem mais de 30 anos já deve ter lido esse livro.

A obra é dividida em quatro livros. São eles A Senhora da Magia, A Grande Rainha, O Gamo-Rei e O Prisioneiro da Árvore.

Logo no prólogo, sob as falas de Morgana, temos uma boa ideia do que esperar da trama. Essa não é a história da saga e das conquistas do lendário Rei Artur, mas antes de tudo o livro trata do choque do cristianismo e da velha religião de Avalon. Como tudo é apresentado sob a visão das mulheres, é normal que sejam elas as personagens mais marcantes da história.

Guinevere, mulher de Artur e Grande Rainha da Bretanha, é uma cristã fervorosa. Ela acha que não consegue gerar um herdeiro para Artur devido seu amor adultero por Lancelote, e assim começa a praticar um cristianismo cada vez mais radical e a impor suas ideias na corte. É legal ver como ela amadurece na história. Em uma grande parte do tempo senti ódio dela, mas no fim fica a sensação que o que tudo o que ela queria era ser feliz, só que tinha feito as escolhas erradas.

Viviane, a Senhora do Lago, é a Grade Sacerdotisa de Avalon, mãe de Lancelote e irmã mais velha de Igraine (mãe de Artur e Morgana). Para salvar a antiga religião do esquecimento e do domínio do cristianismo, ela usa todos os seus poderes e influencias, mas como Morgana se recusa a jogar seu jogo seus planos ariscam fracassar.

Morgause, irmã mais nova de Viviane e Igraine, que desde cedo mostra sua ganancia e falta de escrúpulos para conseguir o que quer.

E finalmente minha personagem favorita, a apaixonante Morgana, a Fada, prometida como a próxima senhora do lago. Foi impossível não me identificar com essa personagem tão rica e fascinante. Sua solidão, suas dores, seu amor não correspondido, suas lutas, suas dúvidas. Morgana sofre uma grande evolução na história e se tornou uma das personagens femininas mais adoradas por mim.

Os personagens de Marion são todos atraentes e críveis. A trama é recheada de erotismo, mas ele está lá em função da história, é parte dela e é abordado de uma forma bela. Ela também trata superficialmente de homossexualidade, deixando todos com uma pulga atrás da orelha sobre alguns personagens. Algumas cenas fortes também estão presentes. Essa obra não é nada recomendada para puritanos.

Uma coisa curiosa no livro é o fato de Merlin e a Senhora do Lago serem títulos, e assim, o que nas lendas tradicionais era somente um personagem, toram-se vários.

Um conselho que dou pra quem quer ler os livros é lê-los em sequência, como um só. Não existe introdução entre os livros, por isso, se não estiver com o livro anterior fresco na cabeça, pode ter dificuldades.

Existem ainda outros livros que estão relacionados com a obra, como o livro A Sacerdotisa de Avalon, mas estes são livros independentes e podem ser lidos separadamente. Como eu disse, existe um filme que foi feito especialmente para televisão, e que foi exibido em forma de minissérie. A trama do filme difere em muitos aspectos do livro, mas vale a pena uma conferida.

Título: As Brumas de Avalon: vol. 1. A Senhora da Magia – vol. 2. A Grande Rainha – vol. 3. O Gamo-Rei – vol. 4. O Prisioneiro da Árvore
Título original: The Mists of Avalon
Autor: Marion Zimmer Bradley
Ano: 2008
Páginas: vol. 1. 252, vol. 2. 229, vol. 3. 212, vol. 4. 239.
Editora: Imago
Tradução: vol. 1, 2 e 3 por Waltensir Dutra; vol. 4 por Marcio Aurélio P. Cesarino

domingo, 15 de janeiro de 2012

Drops: Crepúsculo Zumbi, Papel Higiênico, Batman e mais

Sangue-Quente_thumb2

Que o livro Sangue Quente faz apelo direto ao público de Crepúsculo é bem obvio. Mas a adaptação cinematográfica da obra, pela Summit Entertainment mesmo estúdio da Saga Crepúsculo, assim que as primeiras imagens e a sinopse do filme foram divulgadas, deixou claro que não quer que isso passe despercebido por ninguém.

Papel-Higinico-Harry-Potter_thumb3

Parece brincadeira, mas esse papel higiênico com a cara de Daniel Radcliffe como Harry Potter está sendo vendido na Tailândia. Ao que parece Radcliffe encarou a situação com bom humor: “não é muito prazeroso”.

The-Serpents-Shadow_thumb1

A série The Kane Chronicles, de Rick Riordan, teve a capa e o título de seu novo livro divulgados. The Serpent’s Shadow será lançado dia 1º de maio nos Estados Unidos.

Batman-O-Cavaleiro-das-Trevas-Ressur

A Entertainment Weekly trará o homem-morcego na capa e em uma matéria especial com materiais exclusivos. Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge estreia em 20 de julho nos EUA, e uma semana depois no Brasil.

Veja o segundo trailer de Batman – O Cavaleiro das Trevas Ressurge dublado.

John Carter Entre Dois Mundos

O filme John Carter: Entre dois Mundos, inspirado no livro Uma Princesa de Marte, de Edgar Rice Burroughs (1875-1950), o criador de Tarzan esteia dia 9 de março. Uma Princesa de Marte é o primeiro de 11 livros que contam a saga de John Carter.

The Walking Dead Poster do retorno da 2 temporada

Para não esquecer: A segunda temporada de The Walking Dead volta dia 12 de fevereiro nos Estados Unidos. Para saber: a terceira temporada terá 16 episódios, contra 13 da segunda e 6 da primeira.

Drops: Star Wars, Games of Thones, Jurassic Park 4 e mais

Star Wars Episode III Revenge of the Sith

Star Wars: Underworld, uma série com atores reais, que seria adaptada da franquia cinematográfica de George Lucas parece que empacou por falta de financiamento, já que os episódios teriam alto orçamento por causa dos efeitos especiais. E série seria ambientada entre os episódios III e IV, e se focam no submundo do crime nesse período.

Chris Columbus

Chris Columbus (diretor de Harry Potter e a Pedra Filosofal e Harry Potter e a Câmara Secreta) e Ned Vizzini estão escrevendo uma série de livros de fantasia, intitulada “House of Secrets”, com seus direitos comprados pela editora Harper Collins.

Uglies – Shay’s Story

Uglies – Shay’s Story, primeiro volume da série de mangas baseados em Feios, de Scott Westerfeld, será lançado no próximo dia 28 de fevereiro. A obra narra a história pela visão da melhor amiga de Tally.

Leviathan Scott Westerfeld

E por falar em Scott Westerfeld, a editora Galera Record lançará no Brasil a série steampunk Leviatã. A trama se passa em uma versão alternativa da Primeira Guerra Mundial, onde os makinistas, que guerreiam com gigantescas maquinas a vapor, lutam contra os darwinistas, que usam animas treinados para guerra. Veja o booktrailer ou legendado pelo sobre livros.

Games of Thones 2 temporada

A segunda temporada da série televisiva Games of Thones terá sua estreia no dia 1 de abril nos Estados Unidos. A temporada contará com 10 episódios e será baseada no livro A Fúria de Reis, da série As Crônicas de Gelo e Fogo.

Atividade Paranormal

Sim, teremos mais um Atividade Paranormal. Atividade Paranormal 4 esteia de 19 de outubro.

Jurassic Park

Steven Spielberg promete que fará um novo Jurassic Park, mas diz que não será diretor, mas produtor. Ele ainda não revela se Jurassic Park 4 é uma sequência ou um reboot.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

As Crônicas Marcianas, de Ray Bradbury

As crônicas marcianas de Ray Bradbury

O americano Ray Bradbury publicou, em 1950, As crônicas marcianas, um conjunto de contos que narra a conquista de Marte, e hoje é considerado um marco na literatura fantástica.

Cada um dos contos de As crônicas marcianas podem ser lidos separadamente, sem grande prejuízo. Isso se dá pelo fato dessas narrativas terem sido inicialmente publicadas em revistas de pulp fiction e só depois sendo reunidas em um livro. Em conjunto eles formam uma espécie de relatório, ou diário, sobre a colonização de Marte pelos terráqueos.

Longe de ser só mais uma narrativa sobre guerras entre homens e monstrinhos verdes com suas armas de raios lasers, As crônicas marcianas é profundo, melancólico e crítico. Ele não pretende nos surpreender com grandes descobertas ou promessas de desenvolvimento. Ao contrário, ele nos montra aonde o nosso modo de viver, mesquinho e egoísta, pode nos levar.

Os homens desejam colonizar Marte para fugir de uma guerra nuclear eminente e conforme os contos vão passando o clima fica cada vez mais cético com relação ao futuro.  Os humanos chegam aos poucos e quando se percebe já estão aos montes no planta. O grande vilão é na verdade o próprio homem, que por seu egoísmo e futilidade, se destrói cada vez mais.

Cada narrativa mostra aspectos diferentes dessa colonização. Enquanto Ylla apresenta um pouco do cotidiano de uma alienígena, Flutuando no espaço mostra a migração em maçado de negros para Marte fugindo da segregação e A terceira expedição narra o triste destino de umas das campanhas de colonizadores. Temas como guerra, descriminação, ambientalíssimo são abordados ao longo das narrativas. O livro quase todo é uma critica dura ao estilo de vida norte-americano.

Uma adaptação do livro para os cinemas está sendo prometida, pela Paramount, mas sem muitas informações ainda. Pelo que eu conheço de Hollywood, podemos esperar uma desvirtuação da obra de Bradbury, assim como vimos na adaptação de Eu, Robô, outro clássico da ficção científica.

Título: As crônicas marcianas
Título original: The Martian Chonicles
Autor: Ray Bradbury
Ano: 2005
Páginas: 298
Editora: Globo
Tradução: Ana Ban

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Melhores Filmes de Fantasia e Ficção Científica de 2011

Muda o ano e as lista popocam. Como muitos sites e blogs divulgam sua lista de melhores filmes do ano e eu resolvi fazer uma compilação dessas listas apenas com aquilo que é nosso interesse: filmes de Fantasia e Ficção Cientifica. Além de sites e blogs também levei em conta as listas de sindicatos, críticos e bilheteria (o que não facilitou o meu trabalho). Terror não entrou na lista simplesmente porque nenhum apareceu nas minhas pesquisas com a frequência para ser listado aqui.

Até o quarto filme foi fácil. Eles aparecem em quase todas as listas. Mas foi a partir do quarto a coisa começou a ficar feia. Algumas listas divergem completamente. Não há unanimidade, por isso fique a vontade para fazer sua própria lista.

Gigantes de Aço

10 – GIGANTES DE AÇO

 

Transformers

9 - TRANSFORMERS: O LADO OCULTO DA LUA

 

Piratas do Caribe 4 Navengando em  Águas Misteriosas

8 - PIRATAS DO CARIBE: NAVEGANDO EM ÁGUAS MISTERIOSSAS

 

Capitão América

7 - CAPITÃO AMÉRICA: O PRIMEIRO VINGADOR

 

Sucker Punch

6 - SUCKER PUNCH

 

Thor

5 – THOR

 

Harry Potter e as Reliquias da Morte Parte II

4 - HARRY POTTER E AS RELÍQUIAS DA MORTE – PARTE 2

 

X-Men First Class

3 - X-MEN: PRIMEIRA CLASSE

 

Planeta dos Macacos Origem

2 - O PLANETA DOS MACACOS: A ORIGEM

 

Super 8

1 - SUPER 8

Menção a Eu Sou o Número Quatro, que entrou na lista dos filmes mais pirateados do ano, e a Cowboys & Aliens  e Contra o Tempo que também eram nomes recorrentes. E não, Saga Crepúsculo: Amanhecer – Parte 1, não merece entrar na lista nem pela bilheteria.