quinta-feira, 21 de julho de 2011

A Hospedeira, de Stephenie Meyer

Título: A Hospedeira
Título original: The Host
Autor: Stephenie Meyer
Ano: 2009
Páginas: 560
Editora: Intrínseca
Tradução: Renato Aguiar


A Hospedeira é o primeiro livro que a escritora Stephenie Meyer publicou após o grande sucesso da série Crepúsculo.

Quando vi esse livro a primeira vez a primeira coisa que imaginei foi que seria uma espécie de Crepúsculo com alienígenas. Não estava completamente errado. Meyer não mudou seu estilo de escrita entre uma obra e outra e o romance açucarado também está presente nessa obra.

A Hospedeira conta a história de uma curiosa raça alienígena conhecida como almas. Parece contraditório que seres tão bondosos e altruístas pudessem ser os dominadores de outra raça, mas foi exatamente isso que aconteceu com a raça humana. Essas almas entram no corpo humano e dominam seu sistema nervoso, passando a controla-lo.

Apesar do título do livro, a história não foca uma humana hospedeira de um desses aliens, mas uma alien, Peregrina, hospede em um corpo que representa uma certa resistência a sua dominação. Melanie Stryder, a dona original do corpo, procura esconder de Peregrina o paradeiro dos humanos que ainda restam, mas quando os eventos levam as duas a tornarem-se aliadas ambas partem em busca de Jared, amor de Melanie, e Jamie, seu irmão, humanos que Peregrina também passa a amar.

Ninguém pode negar o talento que Meyer tem para escrever histórias apelativas para o seu público. Eu costumo me referir a ela como uma boa escritora de histórias ruins, pois embora suas criações não me agradem completamente, ela na maioria das vezes sabe fazer seu serviço direito.

A Hospedeira constantemente procura, em vão, passar um clima de perigo e medo. Em poucos momento você sente realmente um perigo real, e ainda se chateia com a insistência de Peregrina com essa ideia. É uma leitura leve, mas torna-se entediante em alguns momentos deixando a sensação de que algumas páginas poderiam ser simplesmente arrancadas sem prejudicar a história. Talvez se o livro fosse mais “enxuto” ficasse até melhor.

Algumas vezes até torci para que alguns dos medos de Peregrina tornarem-se reais, mas quando alguma coisa realmente rumava para uma direção interessante, a história logo voltava para um padrão mais ameno. É claro que aquele falso puritanismo não poderia faltar.

As almas, são o que mais me chamou a atenção no livro. Elas, como todas as raças alienígenas mencionadas na história, são bem curiosas.

Não acho que a história vá agradar aos grandes fãs de ficção científica, mas quem gostou da série Crepúsculo pode ler sem medo de errar, pois Meyer pode escrever fantasia e ficção científica o quanto quiser, mas o que ela realmente faz são histórias de amor.

terça-feira, 19 de julho de 2011

No Dia 20 de Julho, dê um Livro Nacional de Presente

O escritor Ademir Pascale está encabeçando uma campanha muito legal que pretende tornar os livros nacionais mais acessíveis para os leitores. Veja a apresentação da campanha:

No dia 03/07/11, tive a ideia de criar um projeto de incentivo às editoras e aos autores nacionais, um dia específico para eles disponibilizarem seus livros com descontos, facilitando ainda mais a vida do leitor, então escolhi o dia 20/07 para marcar esta importante data. Enviei um e-mail para todos os meus conhecidos e muitos responderam positivamente. Mas como sempre, mesmo sendo um projeto que visa beneficiar todos nós envolvidos na literatura, um ou dois não respondeu ou não aceitou participar.

Então já anuncio alguns dos autores e editoras que aderiram ao projeto de incentivo, assim como os seus livros que estarão com descontos e outras facilidades, como super descontos, frete grátis, autografados, etc. Ressalto que a união destes escritores e o apoio das editoras que estão no projeto, está sendo muito importante, pois assim poderemos levar literatura mais acessível e ao alcance de todos.

Deixo aqui o meu muito obrigado aos autores e editoras que acreditaram no projeto. E os autores e editoras que desejam entrar no projeto, é só entrar em contato. Agora peço a ajuda dos leitores para divulgar para os seus amigos e redes sociais. Qualquer dúvida, por favor, mande um e-mail para ademir@cranik.com ou amigosdocranik@ig.com.br c/ Ademir Pascale.
@ademirpascale

segunda-feira, 18 de julho de 2011

O fim da espera por Harry Potter

Acabou tanta espera. A contagem regressiva chegou ao zero. Harry Potter e as Relíquias da Morte parte 2 estreou nessa sexta.

Ansiedade, curiosidade, medo foram algumas das sensações que nos acompanharam ao longo de todos esses anos. A cada livro uma nova espera. A cada filme nova expectativa. E todos esses sentimentos sempre foram recompensados de uma forma ou de outra.



Muitas pessoas acharam que a série não teria fôlego para durar tanto tempo. Estamos aqui para provar que não poderiam estar mais erradas. Nossas lágrimas frescas ao sair da sala do cinema são um troféu para nós fãs. Tudo valeu a pena.

Não paramos de ler e reler. Não nos cansamos de ver e rever. Mas nunca como se fosse a primeira vez. A cada vez uma nova sensação, um novo sentimento, uma nova alegria.

Esse não é o fim, pois sempre teremos os livros pra reler, sempre teremos os filmes pra rever. Sempre teremos uns aos outros, fãs, para nos apoiarmos e não deixarmos essa chama morrer, nunca.

Harry Potter viverá eternamente em nossos corações!

quinta-feira, 14 de julho de 2011

O Bem, o Mal e Harry Potter

Um dos maiores méritos que Harry Potter pode ter é a fácil identificação que os leitores possuem com os personagem. Longe do estereotipo de herói virtuoso propagado pela literatura infantil em geral, Harry é emocionalmente humano. Os personagem da série possuem uma variedade de sentimentos que os fazem não serem necessariamente boas ou más. Como diz Sirius "O mundo não é dividido entre pessoas boas e os Comensais da Morte".

Entretanto isso não significa que o bem e o mal não existam. Nos livros fica vem claro que não só existem como as pessoas podem optar por um ou por outro, e o fazem. Esse tema aparece ao logo de toda a série. Essa é a escolha entre o que é certo e o que é fácil.

Voldemort é um grande exemplo, embora não admita essa escolha. Para ele o bem e o mal não existem, considerando tudo possível em sua busca por poder.

Outro exemplo é Harry. Em A Pedra Filosofal ele teme ser seu destino ir para a Sonserina, a casa de Voldemort e da maioria dos bruxos das trevas e em A Câmara Secreta, ao descobrir que fala com cobras, teme também ser o herdeiro de Slytherin trazendo um grande mal a Hogwarts. Harry ainda preocupa-se com suas estranhas semelhanças com Voldemort.

Dumbledore, entretanto lembra Harry:

"São nossas escolhas, Harry, muito mais que nossas habilidades, que mostram o que realmente somos".
Harry Potter e a Câmara Secreta.

É isso que essencialmente diferencia Harry de Voldemort. São as escolhas que fazemos que nos mudam e fazem de nós o que somos e seremos. É claro que escolher o caminho do mal é mais fácil, e como Dumbledore diz os seres humanos têm um dom para escolher o que é pior para eles.

Rowling também deixa claro as consequências dessa escolha. Os efeitos do mal estendem-se muito além das vítimas de um malfeitor, sendo recebidos pela própria pessoa do malfeitor. Voldemort se autodestroi como resultado de suas açoes e escolhas adquirindo, entre outras coisas, uma aparência grotesca e perdendo o próprio corpo. Tudo isso contrasta com as escolhas de Harry, que o levam a se tornar corajoso e leal aos amigos.

Não escolher um caminho é igualmente temível. Embora parece fácil, uma decisão deverá ser tomada mais cedo ou mais tarde, e ai ela será mais difícil.  Foi o que Fudge fez ao não agir diante do renascimento de Voldemort, preferindo acreditar que seu mundo confortável e ordenado.

Embora possa passar desapercebido, Harry Potter nos trás profundas reflexões sobre a natureza humana. Mais um mérito para essa série incrível!

terça-feira, 12 de julho de 2011

As Varinhas da Série Harry Potter

Varinhas são itens mágicos que todo bruxo possui e através da qual é possível lançar feitiços (entretanto também é possível lançar feitiços sem varinha). As varinhas são fabricadas em madeira e possuem um núcleo contendo alguma substancia mágica. Os núcleos mais comuns são pelo de unicórnio, corda de coração de dragão e pena de fênix. O fabricante de varinhas Olivaras não usa cabelo de Veela pois acha que deixa as varinhas temperamentais.

A varinha escolhe o bruxo, mas também pode ser conquistada. Isso é muito importante na série, principalmente no último livro, onde há uma verdadeira dança de varinhas. Uma pessoa ganha a lealdade de uma varinha ao derrotar o antigo dono da varinha. Foi assim que a Varinha das Varinhas passou de mão em mão por séculos.

A magia de uma varinha é absorvida pelo bruxo e visse-versa. Ao que parece essa ligação ajudou a Varinha das Varinhas se tornar a varinha mais poderosa que existe.

Para descobrir qual a sua varinha acesse o site oficial da Warner Bros. Segue as imagens das varinhas de alguns dos personagens da série.