quarta-feira, 3 de novembro de 2010

O Livro do Cemitério, de Neil Gaiman

Título: O Livro do Cemitério
Título Original: The Craveyard Book (2008)
Autor: Neil Gaiman 
Ano: 2010
Páginas: 335
Tradução: Ryta Vinagre
Editora: Rocco Jovens Leitores

 

Um bebê escapa de seu assassino e encontra abrigo num cemitério. Lá, será criado por fantasmas e aprenderá sobre a vida com os mortos, seus melhores amigos. Enquanto ele cresce entre lápides e capelas mortuárias, o perigo continua rondando do lado de fora. A mesma lâmina que matou seus pais e sua irmã espera ansiosa para terminar sua tarefa.
Mas o garoto, conhecido como Ninguém, não está sozinho. Ele tem um guardião que não pertence nem ao mundo dos vivos, nem ao dos mortos; uma legião de amigos que muitas vezes só ele pode ver e ouvir, mas que podem assombrar seus inimigos; conhece os truques e os feitiços de seres de outros mundos, pode sumir e invadir sonhos.
Neil Gaiman consegue prender a atenção do leitor e causar arrepios, ao mesmo tempo em que tece uma trama tocante sobre amizade, lealdade e amadurecimento. A aventura mais perigosa do jovem herói, como a de todos nós, é sobreviver.

Um livro notável. É dessas histórias que te envolvem e te cativam. E te fazem refletir.

A vida de Ninguém Owens foi marcada por acontecimentos trágicos. Com os pais e a irmã mortos quando ainda era um bebê, Nin encontra refugio em um velho cemitério, sendo criado e protegido por fantasmas e criaturas de natureza fantástica. Ao longo dos capítulo acompanhamos o crescimento de Nin, sempre cercado das coisas mais fantásticas e macabras que se pode encontrar em um cemitério. Mas o assassino de sua família ainda não concluiu o trabalho e não descansará até matar Nin.

O nome Neil Gaiman traz sempre uma enorme responsabilidade para um livro e com esse não é diferente.

Embora seja um livro que fala de fantasmas a história é sobre muito mais que isso. O Livro do Cemitério é um livro sobre amadurecimento. Ao longa da vida de Nin ele enfrenta inúmeros desafios e é sempre ajudado por seus amigos, especialmente seu protetor Silas, mas existem batalhas que só você pode enfrentar. E decepções.

São passagens fantásticas com seres misteriosos, mas o que mais intrigava Nin eram os vivos. Me encantei muito com o livro. Me fez ter os mais variados sentimentos (alegria, medo, dó, raiva, tristeza, deslumbramento) e me deu aquela dor no coração ao terminar. Imperdível.